Aula sobre Militao Augusto De Azevedo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, iremos conhecer o artista Militão Augusto de Azevedo, um dos mais importantes fotógrafos do século XIX no Brasil. Ele foi responsável por registrar a cidade de São Paulo em um momento de grande transformação, quando a cidade passava por uma modernização. Através de suas fotografias, podemos conhecer como era a cidade naquela época, com suas ruas, prédios, praças e pessoas. Além disso, iremos aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, iremos conhecer o artista Militão Augusto de Azevedo, um dos mais importantes fotógrafos do século XIX no Brasil. Ele foi responsável por registrar a cidade de São Paulo em um momento de grande transformação, quando a cidade passava por uma modernização. Através de suas fotografias, podemos conhecer como era a cidade naquela época, com suas ruas, prédios, praças e pessoas. Além disso, iremos aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o artista Militão Augusto de Azevedo e suas principais obras. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o trabalho do artista.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida (em casa)

    Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra de Militão Augusto de Azevedo em casa, utilizando recursos digitais disponíveis. Forneça uma lista de sites e materiais para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Na sala, os alunos deverão discutir em grupos sobre as informações que encontraram e compartilhar suas descobertas. Incentive a participação de todos e medeia a discussão.

  5. Etapa 5 - Modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o modelo e incentive a criatividade dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar seus modelos e compartilhar suas opiniões sobre a vida e obra de Militão Augusto de Azevedo. Avalie a participação e o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Incentivar a participação e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da pesquisa e das informações apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na apresentação.
  • Clareza e objetividade na exposição das ideias.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Militão Augusto de Azevedo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com os colegas de grupo.