Aula sobre Minorias
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A aula sobre minorias tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas. Após, faça uma breve contextualização sobre o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e receberão um diário de bordo para registrar as atividades da aula.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema "Minorias" que será o foco de sua pesquisa.Etapa 4 - Pesquisa e geração de alternativas
Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o problema definido e gerar alternativas para resolvê-lo.Etapa 5 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresentará suas soluções para o problema definido.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação das soluções, os grupos discutirão as diferentes abordagens e soluções apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre o tema e a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial,
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Criatividade e eficácia das soluções apresentadas pelos grupos.
- Cooperação e interação entre os membros dos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.
- Orientar os grupos na definição do problema e na realização das pesquisas.
- Estimular a troca de conhecimentos entre os grupos e promover a discussão em grupo.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Realizar pesquisas sobre o problema definido pelo grupo.
- Gerar alternativas para solucionar o problema definido pelo grupo.
- Apresentar as soluções para o problema definido pelo grupo.
- Discutir e avaliar as soluções apresentadas pelos outros grupos.