Aula sobre Minorias

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre minorias tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas. Após, faça uma breve contextualização sobre o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e receberão um diário de bordo para registrar as atividades da aula.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema "Minorias" que será o foco de sua pesquisa.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e geração de alternativas

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o problema definido e gerar alternativas para resolvê-lo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções para o problema definido.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação das soluções, os grupos discutirão as diferentes abordagens e soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre o tema e a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial,
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Criatividade e eficácia das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Cooperação e interação entre os membros dos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.
  • Orientar os grupos na definição do problema e na realização das pesquisas.
  • Estimular a troca de conhecimentos entre os grupos e promover a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar pesquisas sobre o problema definido pelo grupo.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema definido pelo grupo.
  • Apresentar as soluções para o problema definido pelo grupo.
  • Discutir e avaliar as soluções apresentadas pelos outros grupos.