Aula sobre Minorias

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre Minorias é fundamental para que os alunos possam compreender melhor a diversidade cultural em todo o mundo. Ela visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema das minorias e contextualização do assunto.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 pessoas e oriente a criação do modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos realizam uma pesquisa e fazem uma reflexão crítica sobre diferentes manifestações culturais de minorias étnicas.

  5. Etapa 5 - Projeto

    Criação do projeto pelos grupos, com base nos critérios de avaliação estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Apresentação dos projetos pelos grupos e avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Discussão em grupo sobre os resultados e os aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação de um modelo de avaliação por pares.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema das minorias.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos apresentados pelo grupo.
  • Apresentação e comunicação das ideias.
  • Desempenho geral do trabalho do grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema das minorias, apresentando exemplos práticos e históricos.
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela será aplicada na atividade.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos, tirando dúvidas e dando feedback.
  • Finalizar a atividade com uma discussão em grupo sobre os resultados e os aprendizados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes manifestações culturais de minorias étnicas.
  • Trabalhar em equipe na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar e comunicar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Avaliar os trabalhos dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.
  • Participar da discussão em grupo sobre os resultados e os aprendizados.