Aula sobre Minorias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre Minorias tem o objetivo de promover a compreensão dos alunos sobre a multiplicidade cultural na escala mundial e o respeito às diferenças. Para isso, é importante que o professor utilize recursos diversos para tornar a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Iniciar a aula apresentando o tema, explicando a importância em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir folhas de papel sulfite e canetas coloridas para cada um. Explique que os grupos farão um mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Ideia central

    Distribuir um tema ou subtema relacionado a Minorias para cada grupo. Explique que o tema central deverá ser escrito no centro da folha de sulfite do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Sub-ideias

    Oriente os alunos pesquisarem e escreverem 6 sub-ideias relacionadas ao tema, elas devem ficar em torno da ideia central, de maneira que formem um mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    As duplas apresentam seus mapas conceituais para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Após as apresentações, os grupos preenchem uma avaliação por pares com critérios pré-estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final, o professor deve recolher os modelos preenchidos e avaliar o desempenho geral de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas.
  • Compreender a importância do respeito às diferenças.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Distribuir os temas ou subtópicos relacionados a Minorias.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preenchimento do modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho geral de cada grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema ou subtema relacionado a Minorias.
  • Preencher o infográfico com os subtemas pesquisados.
  • Preencher o modelo de avaliação por pares com os critérios de avaliação.