Aula sobre Minorias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre "Minorias" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Minorias" e explique a importância de respeitar as diferenças culturais e étnicas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas. Os alunos irão discutir sobre o que entendem por minorias e quais são as principais minorias no Brasil e no mundo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deverá criar um esboço das etapas e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo decide qual minoria étnica irão abordar em seu projeto. Forneça materiais como revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre a cultura e manifestações da minoria escolhida.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do projeto, utilizando materiais como cartolinas, canetas e lápis de cor. Eles deverão apresentar para a turma o que criaram e como pretendem apresentar o projeto final.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos testarão o projeto final, apresentando-o para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o projeto e dar feedbacks para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas.
  • Incentivar o respeito às diferenças culturais e étnicas.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade do projeto final.
  • Respeito às diferenças culturais e étnicas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Fornecer materiais para pesquisa e criação do projeto.
  • Avaliar e dar feedbacks para os alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema.
  • Criar um modelo de Design Sprint.
  • Pesquisar e criar o projeto final.