Aula sobre Minorias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre Minorias é fundamental para que os alunos possam compreender melhor a diversidade cultural em todo o mundo. Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos poderão criar um jogo de tabuleiro com o objetivo de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, promovendo o respeito às diferenças e valorizando a multiplicidade cultural.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá contextualizar o tema e apresentar os objetivos da aula e da metodologia ativa Gamificação. Será apresentado um vídeo sobre a importância de valorizar a diversidade cultural e a história das minorias étnicas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe receberá materiais para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição do Tema

    As equipes deverão escolher um tema relacionado às minorias étnicas para desenvolver no jogo de tabuleiro. Exemplos de temas: cultura indígena, cultura africana, cultura cigana, cultura japonesa, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do Jogo

    Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro. Os alunos deverão pesquisar sobre o tema escolhido e desenvolver perguntas e ações relacionadas às manifestações culturais das minorias étnicas.

  5. Etapa 5 - Teste do Jogo

    As equipes irão testar os jogos criados pelas outras equipes, identificando as diferentes manifestações culturais das minorias étnicas e promovendo o respeito às diferenças.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Jogos

    As equipes irão apresentar seus jogos para a turma, explicando o tema escolhido e as perguntas e ações desenvolvidas. A turma irá avaliar os jogos conforme os critérios definidos pelo professor.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar os alunos de acordo com os critérios definidos e as intencionalidades pedagógicas da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial.
  • Promover o respeito às diferenças e valorizar a diversidade cultural.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza e objetividade das perguntas e ações desenvolvidas.
  • Identificação correta das manifestações culturais das minorias étnicas.
  • Participação e cooperação em equipe.
  • Respeito às diferenças culturais.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da aula e da metodologia ativa Gamificação.
  • Dividir a turma em equipes e fornecer os materiais necessários para a criação do jogo.
  • Orientar e auxiliar as equipes na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos de acordo com os critérios definidos.
  • Promover a discussão sobre a importância de valorizar a diversidade cultural.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às minorias étnicas.
  • Pesquisar sobre o tema escolhido e desenvolver perguntas e ações relacionadas às manifestações culturais das minorias étnicas.
  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Testar os jogos criados pelas outras equipes e identificar as diferentes manifestações culturais das minorias étnicas.
  • Apresentar o jogo para a turma e explicar o tema escolhido e as perguntas e ações desenvolvidas.