Aula sobre Minorias
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula sobre Minorias é fundamental para que os alunos possam compreender melhor a diversidade cultural em todo o mundo. Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos poderão criar um jogo de tabuleiro com o objetivo de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, promovendo o respeito às diferenças e valorizando a multiplicidade cultural.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá contextualizar o tema e apresentar os objetivos da aula e da metodologia ativa Gamificação. Será apresentado um vídeo sobre a importância de valorizar a diversidade cultural e a história das minorias étnicas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe receberá materiais para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição do Tema
As equipes deverão escolher um tema relacionado às minorias étnicas para desenvolver no jogo de tabuleiro. Exemplos de temas: cultura indígena, cultura africana, cultura cigana, cultura japonesa, entre outros.Etapa 4 - Criação do Jogo
Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro. Os alunos deverão pesquisar sobre o tema escolhido e desenvolver perguntas e ações relacionadas às manifestações culturais das minorias étnicas.Etapa 5 - Teste do Jogo
As equipes irão testar os jogos criados pelas outras equipes, identificando as diferentes manifestações culturais das minorias étnicas e promovendo o respeito às diferenças.Etapa 6 - Apresentação dos Jogos
As equipes irão apresentar seus jogos para a turma, explicando o tema escolhido e as perguntas e ações desenvolvidas. A turma irá avaliar os jogos conforme os critérios definidos pelo professor.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar os alunos de acordo com os critérios definidos e as intencionalidades pedagógicas da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial.
- Promover o respeito às diferenças e valorizar a diversidade cultural.
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração do jogo.
- Clareza e objetividade das perguntas e ações desenvolvidas.
- Identificação correta das manifestações culturais das minorias étnicas.
- Participação e cooperação em equipe.
- Respeito às diferenças culturais.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da aula e da metodologia ativa Gamificação.
- Dividir a turma em equipes e fornecer os materiais necessários para a criação do jogo.
- Orientar e auxiliar as equipes na criação do jogo.
- Avaliar os jogos de acordo com os critérios definidos.
- Promover a discussão sobre a importância de valorizar a diversidade cultural.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado às minorias étnicas.
- Pesquisar sobre o tema escolhido e desenvolver perguntas e ações relacionadas às manifestações culturais das minorias étnicas.
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Testar os jogos criados pelas outras equipes e identificar as diferentes manifestações culturais das minorias étnicas.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar o tema escolhido e as perguntas e ações desenvolvidas.