Aula sobre Minorias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Minorias" é um assunto importante e atual, que deve ser abordado com respeito e sensibilidade. As minorias são grupos que possuem características específicas, como etnia, gênero, orientação sexual, religião, entre outras. Essas características podem gerar preconceito e discriminação por parte da sociedade, o que torna necessário o entendimento e respeito às diferenças.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Minorias" e explique a importância do respeito às diferenças.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue um modelo de avaliação por rubrica.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar sobre as manifestações culturais das minorias étnicas no Brasil e no mundo.Etapa 4 - Argumentação
Os alunos criam e organizam argumentos para o debate.Etapa 5 - Debate
O professor organiza e faz a mediação do debate entre os grupos.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos avaliam o desempenho dos demais alunos conforme os critérios estabelecidos anteriormente.Etapa 7 - Reflexão
O professor faz uma reflexão sobre a importância do respeito às diferenças e das manifestações culturais das minorias étnicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial.
- Reconhecer a importância do respeito às diferenças.
- Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das manifestações culturais das minorias étnicas
- Participação ativa no debate e argumentação coerente.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Uso adequado da linguagem.
- Cumprimento das etapas do modelo de debate crítico.
Ações do professor
- Apresentar o tema "Minorias" e explicar a importância do respeito às diferenças.
- Dividir a turma em grupos e entregar o modelo de avaliação por rubrica, explicando cada critério de avaliação.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as manifestações culturais das minorias étnicas.
- Mediar o debate, garantindo que todos os alunos participem e respeitem a opinião dos colegas.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as manifestações culturais das minorias étnicas.
- Criar o modelo de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e respeitando a opinião dos colegas.
- Utilizar a linguagem de forma adequada.
- Cumprir as etapas do modelo de debate crítico.