Aula sobre Minorias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Minorias" é um assunto importante e atual, que deve ser abordado com respeito e sensibilidade. As minorias são grupos que possuem características específicas, como etnia, gênero, orientação sexual, religião, entre outras. Essas características podem gerar preconceito e discriminação por parte da sociedade, o que torna necessário o entendimento e respeito às diferenças.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Minorias" e explique a importância do respeito às diferenças.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue um modelo de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre as manifestações culturais das minorias étnicas no Brasil e no mundo.

  4. Etapa 4 - Argumentação

    Os alunos criam e organizam argumentos para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    O professor organiza e faz a mediação do debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos avaliam o desempenho dos demais alunos conforme os critérios estabelecidos anteriormente.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    O professor faz uma reflexão sobre a importância do respeito às diferenças e das manifestações culturais das minorias étnicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial.
  • Reconhecer a importância do respeito às diferenças.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das manifestações culturais das minorias étnicas
  • Participação ativa no debate e argumentação coerente.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Uso adequado da linguagem.
  • Cumprimento das etapas do modelo de debate crítico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Minorias" e explicar a importância do respeito às diferenças.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o modelo de avaliação por rubrica, explicando cada critério de avaliação.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as manifestações culturais das minorias étnicas.
  • Mediar o debate, garantindo que todos os alunos participem e respeitem a opinião dos colegas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as manifestações culturais das minorias étnicas.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e respeitando a opinião dos colegas.
  • Utilizar a linguagem de forma adequada.
  • Cumprir as etapas do modelo de debate crítico.