Misturas

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer as misturas. Elas estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😉


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe a imagem. A gente pode afirmar que a água do mar é um tipo de:

    A) Substância pura.

    B) Mistura homogênea.

    C) Mistura heterogênea.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    A mistura é um conceito que está presente em nosso cotidiano. Desde a preparação de uma receita de bolo até a separação de materiais recicláveis, estamos lidando com misturas. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas. Para isso,será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Cultura Maker

    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A mistura é um processo comum em nosso cotidiano. Ao misturar dois ou mais materiais, podemos obter novas substâncias com características diferentes das originais. A mistura pode ser homogênea, quando apresenta aspecto uniforme, ou heterogênea, quando é possível distinguir as partes que a compõem. Nesta aula, os alunos aprenderão a classificar misturas e entender como elas podem ser úteis em nosso dia a dia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Misturas são um assunto muito presente em nosso cotidiano, desde a mistura de ingredientes em uma receita até a separação de materiais em uma indústria. Nesta aula, será explorado como classificar misturas homogêneas e heterogêneas, ou seja, se elas apresentam uma única fase ou mais de uma fase. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão acesso prévio ao conteúdo e poderão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O tema "Misturas" é muito presente em nosso cotidiano. Desde uma simples mistura de açúcar e café, até a separação de diferentes tipos de materiais em uma indústria, a compreensão de como as misturas ocorrem é de grande importância. Nesta aula, os alunos irão aprender a classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações. A aula será dividida em três estações, cada uma com uma atividade diferente relacionada ao tema.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    A mistura é um dos conceitos mais importantes na química. É impossível viver sem entrar em contato com misturas em nosso dia a dia. Desde a água que bebemos até o ar que respiramos são exemplos de misturas. Nesta aula, os alunos aprenderão a classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas e entenderão como essas misturas podem ser separadas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina aulas presenciais e atividades online. A atividade principal será a criação de um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta aula, os alunos aprenderão sobre misturas homogêneas e heterogêneas, classificando como elas ocorrem. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode introduzir o tema com exemplos práticos, como a mistura de ingredientes em uma receita de bolo ou a separação de diferentes tipos de materiais em uma reciclagem. O objetivo da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos é que os alunos desenvolvam habilidades e competências por meio de projetos e atividades práticas, trabalhando em grupo para solucionar problemas reais.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: