Aula sobre Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A mistura é um processo comum em nosso cotidiano. Ao misturar dois ou mais materiais, podemos obter novas substâncias com características diferentes das originais. A mistura pode ser homogênea, quando apresenta aspecto uniforme, ou heterogênea, quando é possível distinguir as partes que a compõem. Nesta aula, os alunos aprenderão a classificar misturas e entender como elas podem ser úteis em nosso dia a dia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema misturas, apresentando exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas encontradas no cotidiano dos alunos, como o ar, o sangue, a água com açúcar, a salada de frutas, entre outros.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Proponha para a turma um problema: como classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas? Os alunos devem discutir em grupo e registrar suas hipóteses no campo de Problema do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupo, pesquisam sobre as características das misturas homogêneas e heterogêneas, buscando exemplos práticos e científicos. Em seguida, devem registrar suas descobertas no campo de Geração de Alternativas do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas informações coletadas, os grupos criam uma lista de critérios para classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas. Em seguida, devem aplicar esses critérios a exemplos práticos apresentados anteriormente. Os resultados devem ser registrados no campo de Solução do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentam seus diários de bordo para a turma, discutindo suas descobertas e aprendizados sobre o tema misturas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Proponha uma atividade prática para os alunos, na qual eles devem identificar as misturas presentes em diferentes materiais, como suco de frutas, terra, água com sal, entre outros. Os resultados devem ser registrados no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância das misturas em nosso cotidiano e como a classificação em homogêneas e heterogêneas pode ser útil em diferentes áreas, como a química, a biologia e a física.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar misturas em homogêneas e heterogêneas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de diferentes fontes de informação para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na pesquisa sobre o tema.
  • Qualidade do diário de bordo, com informações precisas e bem organizadas.
  • Identificação correta das misturas presentes na atividade prática proposta pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema misturas.
  • Propor um problema para os alunos investigarem em grupo.
  • Estimular a pesquisa e o uso de diferentes fontes de informação.
  • Propor uma atividade prática para os alunos aplicarem seus conhecimentos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância das misturas em nosso cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e da pesquisa sobre o tema.
  • Registrar as hipóteses, descobertas e resultados no diário de bordo.
  • Identificar corretamente as misturas presentes na atividade prática proposta pelo professor.
  • Apresentar e discutir o diário de bordo com a turma.
  • Refletir sobre a importância das misturas em nosso cotidiano.