Aula sobre Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre misturas homogêneas e heterogêneas, classificando como elas ocorrem. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode introduzir o tema com exemplos práticos, como a mistura de ingredientes em uma receita de bolo ou a separação de diferentes tipos de materiais em uma reciclagem. O objetivo da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos é que os alunos desenvolvam habilidades e competências por meio de projetos e atividades práticas, trabalhando em grupo para solucionar problemas reais.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos se eles sabem o que são misturas homogêneas e heterogêneas. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a mistura de ingredientes em uma receita de bolo. Para finalizar, explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação do projeto

    Apresente o projeto aos alunos, explicando que eles irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de no máximo quatro pessoas. Oriente os alunos a escolherem seus grupos com base em afinidades e habilidades complementares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre misturas homogêneas e heterogêneas, buscando exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Incentive os alunos a utilizar diferentes fontes de pesquisa, como livros didáticos, internet e materiais impressos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Com base nos critérios de avaliação apresentados, os grupos devem criar um modelo de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por pares e explicar como eles chegaram aos critérios de avaliação escolhidos. Em seguida, devem apresentar exemplos práticos e didáticos sobre misturas homogêneas e heterogêneas. Os outros grupos devem avaliar a apresentação com base no template criado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o projeto e a metodologia utilizada, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser aplicada em outras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação.
  • Aprender sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Coerência com o tema proposto.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos grupos.
  • Fazer uma reflexão sobre o projeto e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Pesquisar sobre o tema.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre misturas homogêneas e heterogêneas.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.