Aula sobre Misturas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A mistura é um dos conceitos mais importantes na química. É impossível viver sem entrar em contato com misturas em nosso dia a dia. Desde a água que bebemos até o ar que respiramos são exemplos de misturas. Nesta aula, os alunos aprenderão a classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas e entenderão como essas misturas podem ser separadas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina aulas presenciais e atividades online. A atividade principal será a criação de um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o assunto, explicando o que é uma mistura e seus diferentes tipos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Atividade online

    Os alunos acessarão uma atividade online, onde assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema. Em seguida, responderão a algumas questões de múltipla escolha para testar seus conhecimentos.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as questões da atividade online e compartilhar suas respostas. Circule pela sala e ajude os alunos a compreenderem melhor o assunto.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Na seção de Check-in, eles responderão a uma pergunta sobre o que já sabem sobre misturas. Na seção de Check-out, eles responderão a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula de hoje.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente a turma alguns exemplos práticos de misturas, como água e sal, água e óleo, água e areia, entre outros. Os alunos deverão classificar cada mistura como homogênea ou heterogênea.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as classificações de misturas que fizeram na etapa anterior. Faça perguntas para incentivar a discussão e ajudar os alunos a compreenderem melhor o assunto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize a aula com uma breve avaliação oral para verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a aprendizagem ativa e colaborativa;
  • Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas;
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Correção das respostas na atividade online;
  • Correção das classificações de misturas.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o assunto;
  • Circular pela sala para ajudar os alunos;
  • Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão do assunto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar o modelo de registro de aprendizagem;
  • Classificar corretamente as misturas apresentadas.