Aula sobre Misturas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A mistura é um dos conceitos mais importantes na química. É impossível viver sem entrar em contato com misturas em nosso dia a dia. Desde a água que bebemos até o ar que respiramos são exemplos de misturas. Nesta aula, os alunos aprenderão a classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas e entenderão como essas misturas podem ser separadas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina aulas presenciais e atividades online. A atividade principal será a criação de um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o assunto, explicando o que é uma mistura e seus diferentes tipos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Atividade online
Os alunos acessarão uma atividade online, onde assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema. Em seguida, responderão a algumas questões de múltipla escolha para testar seus conhecimentos.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as questões da atividade online e compartilhar suas respostas. Circule pela sala e ajude os alunos a compreenderem melhor o assunto.Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Na seção de Check-in, eles responderão a uma pergunta sobre o que já sabem sobre misturas. Na seção de Check-out, eles responderão a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula de hoje.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente a turma alguns exemplos práticos de misturas, como água e sal, água e óleo, água e areia, entre outros. Os alunos deverão classificar cada mistura como homogênea ou heterogênea.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo as classificações de misturas que fizeram na etapa anterior. Faça perguntas para incentivar a discussão e ajudar os alunos a compreenderem melhor o assunto.Etapa 7 - Avaliação
Finalize a aula com uma breve avaliação oral para verificar o que os alunos aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a aprendizagem ativa e colaborativa;
- Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas;
- Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Correção das respostas na atividade online;
- Correção das classificações de misturas.
Ações do professor
- Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o assunto;
- Circular pela sala para ajudar os alunos;
- Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão do assunto.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Criar o modelo de registro de aprendizagem;
- Classificar corretamente as misturas apresentadas.