Aula sobre Misturas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Misturas" é muito presente em nosso cotidiano. Desde uma simples mistura de açúcar e café, até a separação de diferentes tipos de materiais em uma indústria, a compreensão de como as misturas ocorrem é de grande importância. Nesta aula, os alunos irão aprender a classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações. A aula será dividida em três estações, cada uma com uma atividade diferente relacionada ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução (5 minutos)

    Apresente o tema e explique a diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas. Em seguida, divida a turma em três grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Misturas homogêneas (30 minutos)

    Os alunos irão observar diferentes tipos de misturas homogêneas, como água e açúcar, água e sal, água e suco em pó, entre outras. Em seguida, irão classificar cada mistura como homogênea ou heterogênea, utilizando critérios como aparência e uniformidade.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Misturas heterogêneas (30 minutos)

    Os alunos irão observar diferentes tipos de misturas heterogêneas, como água e óleo, água e areia, entre outras. Em seguida, irão classificar cada mistura como homogênea ou heterogênea, utilizando critérios como aparência e uniformidade. Forneça materiais como copos, colheres e ingredientes para as misturas.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Separando misturas (30 minutos)

    Os alunos irão aprender diferentes métodos de separação de misturas, como filtração, decantação e centrifugação. Em seguida, irão observar diferentes tipos de misturas e escolher o método de separação mais adequado para cada uma. Forneça materiais como funis, filtros, peneiras e recipientes para as misturas.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)

    Reúna a turma novamente e cada grupo irá apresentar as classificações das misturas feitas em cada estação.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Finalize a aula resumindo o conteúdo de cada uma das estações visitadas pelos alunos, reforçando a importância de se conhecer as misturas bem como seus processos de separação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a observação e a experimentação como formas de aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em classificar corretamente as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Habilidade dos alunos em utilizar os métodos de separação de misturas adequados para cada caso.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas.
  • Fornecer materiais e instruções para as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Observar e classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas nas atividades em cada estação.
  • Escolher o método de separação de misturas mais adequado para cada caso.