Aula sobre Misturas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Misturas são um assunto muito presente em nosso cotidiano, desde a mistura de ingredientes em uma receita até a separação de materiais em uma indústria. Nesta aula, será explorado como classificar misturas homogêneas e heterogêneas, ou seja, se elas apresentam uma única fase ou mais de uma fase. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão acesso prévio ao conteúdo e poderão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema desta aula e explique o que são misturas. Em seguida, apresente alguns exemplos de misturas e questione os alunos sobre como elas podem ser classificadas.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso prévio a um material de apoio sobre misturas, que pode ser um texto, vídeo ou apresentação. Eles deverão estudar o conteúdo e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir sobre as misturas e compartilhar suas Dinâmicas dos 3 Qs. Circule pela sala, tirando dúvidas e direcionando a discussão para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Experimento

    Apresente a turma um experimento para os alunos, que consiste em misturar água e óleo. Os alunos irão realizar o experimento e observar a mistura. Em seguida, eles irão discutir em grupo se a mistura é homogênea ou heterogênea e justificar suas respostas.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos irão receber uma folha com diversas misturas e deverão classificá-las como homogêneas ou heterogêneas. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça ao final uma breve revisão sobre o conteúdo e questione os alunos sobre o que aprenderam na aula. Em seguida, apresente a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para aprimorar o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Correção na classificação das misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Qualidade e coerência da Dinâmica dos 3 Qs criada pelos alunos.
  • Participação ativa no experimento e na atividade individual.
  • Demonstrar compreensão do conteúdo apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.
  • Direcionar a discussão para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para aprimorar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Estudar o conteúdo previamente e criar a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar o experimento e a atividade individual.
  • Justificar suas respostas e argumentar sobre o tema.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.