Aula sobre Misturas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Misturas são um assunto muito presente em nosso cotidiano, desde a mistura de ingredientes em uma receita até a separação de materiais em uma indústria. Nesta aula, será explorado como classificar misturas homogêneas e heterogêneas, ou seja, se elas apresentam uma única fase ou mais de uma fase. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão acesso prévio ao conteúdo e poderão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema desta aula e explique o que são misturas. Em seguida, apresente alguns exemplos de misturas e questione os alunos sobre como elas podem ser classificadas.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso prévio a um material de apoio sobre misturas, que pode ser um texto, vídeo ou apresentação. Eles deverão estudar o conteúdo e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir sobre as misturas e compartilhar suas Dinâmicas dos 3 Qs. Circule pela sala, tirando dúvidas e direcionando a discussão para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.Etapa 4 - Experimento
Apresente a turma um experimento para os alunos, que consiste em misturar água e óleo. Os alunos irão realizar o experimento e observar a mistura. Em seguida, eles irão discutir em grupo se a mistura é homogênea ou heterogênea e justificar suas respostas.Etapa 5 - Atividade individual
Os alunos irão receber uma folha com diversas misturas e deverão classificá-las como homogêneas ou heterogêneas. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.Etapa 6 - Encerramento
Faça ao final uma breve revisão sobre o conteúdo e questione os alunos sobre o que aprenderam na aula. Em seguida, apresente a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para aprimorar o aprendizado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Correção na classificação das misturas como homogêneas ou heterogêneas.
- Qualidade e coerência da Dinâmica dos 3 Qs criada pelos alunos.
- Participação ativa no experimento e na atividade individual.
- Demonstrar compreensão do conteúdo apresentado.
Ações do professor
- Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.
- Direcionar a discussão para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para aprimorar o aprendizado.
Ações do aluno
- Estudar o conteúdo previamente e criar a Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar o experimento e a atividade individual.
- Justificar suas respostas e argumentar sobre o tema.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.