Mitos e lendas dos povos indígenas

Essa aula de História é sobre os mitos de criação de dois povos indígenas brasileiros. Já discutimos sobre a teoria do criacionismo, dentro da cultura cristã, agora veremos o mito da criação através de outras culturas. Vamos lá?


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre a criação do homem segundo a cultura de alguns povos indígenas do Brasil, é certo afirmar que:

    A) Os mitos da criação são evolucionistas e apresentam muita relação com a natureza.

    B) Os povos indígenas não demonstram acreditar que o homem é fruto de uma criação divina.

    C) Os mitos da criação apresentam várias relações com a natureza dos povos indígenas e são um exemplo da teoria criacionista.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    Estudar sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como eles utilizavam as histórias para transmitir conhecimentos e valores. Os mitos e lendas são importantes para entendermos a cultura desses povos e como eles se relacionavam com a natureza e com o mundo ao seu redor. Para tornar o momento mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a presença de elementos indígenas na culinária brasileira, na música e na arte.
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  4. 4. Design Sprint:

    O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas, suas crenças e tradições. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos serão incentivados a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos sobre os mitos e lendas dos povos indígenas, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, comunicação e criatividade.
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  5. 5. Design Thinking:

    O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como suas histórias são transmitidas através de mitos e lendas. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de mitos e lendas indígenas, como a lenda da Iara, do Curupira, do Boitatá, entre outros. Destaque para os alunos a importância de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas.
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    Os mitos e lendas dos povos indígenas são uma parte importante da cultura brasileira e mundial. Eles contam histórias sobre a criação do mundo, a origem dos seres humanos e animais, e muitas outras coisas. Essas histórias são passadas de geração em geração e ajudam a preservar a cultura e a identidade dos povos indígenas. Vamos explorar alguns desses mitos e lendas e aprender sobre a cultura dos povos indígenas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e sua importância na formação da identidade brasileira. Os mitos e lendas são uma forma de transmitir conhecimentos e valores de geração em geração, e por isso, é importante que os alunos conheçam e valorizem essa tradição. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como eles utilizavam as histórias para transmitir conhecimentos e valores. Os mitos e lendas são importantes para entendermos a cultura desses povos e como eles se relacionavam com a natureza e o mundo ao seu redor. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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