Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Estudar sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como eles utilizavam as histórias para transmitir conhecimentos e valores. Os mitos e lendas são importantes para entendermos a cultura desses povos e como eles se relacionavam com a natureza e com o mundo ao seu redor. Para tornar o momento mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a presença de elementos indígenas na culinária brasileira, na música e na arte.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos mitos e lendas para os povos indígenas. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um povo indígena brasileiro e escolher um mito ou lenda para apresentar para a turma. Disponibilize livros, revistas e materiais digitais para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Auxilie na criação do template.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mitos e lendas

    Cada grupo irá apresentar o mito ou lenda escolhido para a turma, utilizando o template de avaliação criado anteriormente. Os outros grupos irão avaliar a apresentação e preencher o template.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os grupos irão se reunir para discutir as semelhanças e diferenças entre os mitos e lendas apresentados. Auxilie na discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância dos mitos e lendas para os povos indígenas e como eles podem nos ensinar sobre a nossa relação com a natureza e com o mundo ao nosso redor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Auxiliar na pesquisa dos alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um povo indígena brasileiro e escolher um mito ou lenda para apresentar.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o mito ou lenda escolhido para a turma e avaliar as apresentações dos outros grupos.