Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas, suas crenças e tradições. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos serão incentivados a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos sobre os mitos e lendas dos povos indígenas, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, comunicação e criatividade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema e explique a metodologia Design Sprint. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um povo indígena para pesquisar e apresentar.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá pesquisar sobre o povo indígena escolhido e criar um esboço do mito ou lenda que irão apresentar. Eles também deverão criar um storyboard para ilustrar a história.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e storyboards para a turma e juntos decidirão qual mito ou lenda será escolhido para ser prototipado.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo do mito ou lenda escolhido, utilizando materiais disponíveis, como papel, lápis de cor, tesoura, cola, etc.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma e receber feedbacks dos colegas. Os alunos também poderão fazer perguntas sobre o povo indígena escolhido e a história apresentada.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo irá apresentar sua história para a turma, utilizando o protótipo criado e o storyboard ilustrado.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Ao final, os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e aprofundamento de conhecimentos sobre os povos indígenas.
  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a cultura e tradições dos povos indígenas.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e oratória.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
  • Qualidade do esboço e storyboard criados pelos grupos.
  • Qualidade do protótipo criado pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação final.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos durante todas as etapas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre os grupos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante todo o processo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema abordado.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e aprofundar seus conhecimentos sobre os povos indígenas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante todas as etapas.
  • Criar um esboço e storyboard de qualidade.
  • Criar um protótipo criativo e bem elaborado.
  • Apresentar sua história de forma clara e objetiva.