Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como suas histórias são transmitidas através de mitos e lendas. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de mitos e lendas indígenas, como a lenda da Iara, do Curupira, do Boitatá, entre outros. Destaque para os alunos a importância de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Mitos e lendas dos povos indígenas" e explique a importância de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar dos povos indígenas e entender melhor suas histórias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre mitos e lendas indígenas

    Os alunos irão pesquisar sobre mitos e lendas indígenas e escolher uma história para trabalhar em grupo.

  4. Etapa 4 - Criação de uma história em quadrinhos

    Os alunos irão criar uma história em quadrinhos baseada na história escolhida em grupo. Eles devem utilizar elementos da cultura indígena em sua história.

  5. Etapa 5 - Apresentação das histórias em quadrinhos

    Os grupos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a importância da valorização da cultura indígena

    Conduza uma discussão sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade das histórias em quadrinhos criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de histórias em quadrinhos.
  • Promover a valorização e o respeito à cultura dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre mitos e lendas indígenas.
  • Criatividade na criação da história em quadrinhos.
  • Utilização de elementos da cultura indígena na história em quadrinhos.
  • Apresentação clara e objetiva da história em quadrinhos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa sobre mitos e lendas indígenas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação da história em quadrinhos.
  • Conduzir a discussão sobre a importância da valorização da cultura indígena.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Realizar a pesquisa sobre mitos e lendas indígenas.
  • Criar a história em quadrinhos.
  • Apresentar a história em quadrinhos para a turma.
  • Participar da discussão sobre a importância da valorização da cultura indígena.