Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os mitos e lendas dos povos indígenas são uma parte importante da cultura brasileira e mundial. Eles contam histórias sobre a criação do mundo, a origem dos seres humanos e animais, e muitas outras coisas. Essas histórias são passadas de geração em geração e ajudam a preservar a cultura e a identidade dos povos indígenas. Vamos explorar alguns desses mitos e lendas e aprender sobre a cultura dos povos indígenas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre os povos indígenas e seus mitos e lendas. Eles podem compartilhar suas ideias em grupos ou individualmente.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente alguns mitos e lendas dos povos indígenas, utilizando recursos audiovisuais, como vídeos e imagens. Os alunos poderão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre os mitos e lendas apresentados. Eles deverão identificar os elementos culturais presentes nas histórias e como eles se relacionam com a cultura dos povos indígenas.Etapa 4 - Produção de texto
Cada grupo deverá escolher um mito ou lenda e produzir um texto explicando a história e os elementos culturais presentes nela. Os alunos poderão utilizar seus templates de registro de aprendizagem para organizar suas ideias.Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a cultura dos povos indígenas. Eles poderão compartilhar suas ideias em grupos ou individualmente.Etapa 6 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar mais sobre os mitos e lendas dos povos indígenas ou produzir um desenho ou pintura inspirado em uma das histórias apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
- Estimular a reflexão crítica sobre a cultura dos povos indígenas e sua importância para a identidade brasileira.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Produção de um texto claro e organizado sobre um mito ou lenda dos povos indígenas.
- Reflexão crítica sobre a cultura dos povos indígenas e sua importância para a identidade brasileira.
Ações do professor
- Apresentar os mitos e lendas dos povos indígenas de forma clara e didática.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a cultura dos povos indígenas.
- Orientar os alunos na produção de seus textos e na utilização dos templates de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Produzir um texto claro e organizado sobre um mito ou lenda dos povos indígenas.
- Refletir criticamente sobre a cultura dos povos indígenas e sua importância para a identidade brasileira.