Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e sua importância na formação da identidade brasileira. Os mitos e lendas são uma forma de transmitir conhecimentos e valores de geração em geração, e por isso, é importante que os alunos conheçam e valorizem essa tradição. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos mitos e lendas para os povos indígenas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com mitos e lendas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um mito ou lenda de um povo indígena diferente. Eles deverão pesquisar sobre o povo, o mito ou lenda e preparar uma apresentação.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seu mito ou lenda para a turma. Os alunos deverão prestar atenção nas apresentações e anotar as informações mais importantes.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente e deverão discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos e lendas apresentados. Eles deverão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate em plenária

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma e haverá um debate em plenária sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos e lendas dos povos indígenas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas e para a formação da identidade brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação.
  • Valorizar a cultura dos povos indígenas e sua contribuição para a formação da identidade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação oral.
  • Participação no debate em plenária.
  • Reflexão individual sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos mitos e lendas para os povos indígenas.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e apresentação.
  • Estimular o debate e a reflexão individual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa e preparar a apresentação oral.
  • Participar do debate em plenária e da reflexão individual.