Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e sua importância na formação da identidade brasileira. Os mitos e lendas são uma forma de transmitir conhecimentos e valores de geração em geração, e por isso, é importante que os alunos conheçam e valorizem essa tradição. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância dos mitos e lendas para os povos indígenas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com mitos e lendas.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um mito ou lenda de um povo indígena diferente. Eles deverão pesquisar sobre o povo, o mito ou lenda e preparar uma apresentação.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar seu mito ou lenda para a turma. Os alunos deverão prestar atenção nas apresentações e anotar as informações mais importantes.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos novamente e deverão discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos e lendas apresentados. Eles deverão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Debate em plenária
Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma e haverá um debate em plenária sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos e lendas dos povos indígenas.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre reforçando a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas e para a formação da identidade brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação.
- Valorizar a cultura dos povos indígenas e sua contribuição para a formação da identidade brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa e apresentação oral.
- Participação no debate em plenária.
- Reflexão individual sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos mitos e lendas para os povos indígenas.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e apresentação.
- Estimular o debate e a reflexão individual.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a pesquisa e preparar a apresentação oral.
- Participar do debate em plenária e da reflexão individual.