Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como eles utilizavam as histórias para transmitir conhecimentos e valores. Os mitos e lendas são importantes para entendermos a cultura desses povos e como eles se relacionavam com a natureza e o mundo ao seu redor. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas. Em seguida, distribua um texto sobre o assunto para que os alunos leiam em casa.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio, como livros e sites, para que os alunos possam pesquisar e desenvolver seus mapas.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre os mitos e lendas dos povos indígenas, utilizando os mapas conceituais como base. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão criar uma história em grupo, utilizando elementos dos mitos e lendas dos povos indígenas. Incentive a criatividade e a reflexão sobre os valores transmitidos pelas histórias.Etapa 6 - Apresentação das histórias
Os grupos irão apresentar suas histórias para a turma, explicando os elementos utilizados e os valores transmitidos. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão reforçando a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas e para a nossa compreensão do mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
- Estimular a criatividade e a reflexão sobre os valores transmitidos pelos mitos e lendas dos povos indígenas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da história criada em grupo.
- Participação ativa na apresentação das histórias.
Ações do professor
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação da história em grupo.
- Fazer uma conclusão, reforçando a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar uma história em grupo, utilizando elementos dos mitos e lendas dos povos indígenas.
- Apresentar a história criada em grupo para a turma.
- Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e comentários sobre o tema.