Aula sobre Mitos E Lendas Dos Povos Indigenas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo sobre "Mitos e lendas dos povos indígenas" tem como objetivo apresentar aos alunos a riqueza cultural dos povos indígenas e como eles utilizavam as histórias para transmitir conhecimentos e valores. Os mitos e lendas são importantes para entendermos a cultura desses povos e como eles se relacionavam com a natureza e o mundo ao seu redor. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas. Em seguida, distribua um texto sobre o assunto para que os alunos leiam em casa.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio, como livros e sites, para que os alunos possam pesquisar e desenvolver seus mapas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre os mitos e lendas dos povos indígenas, utilizando os mapas conceituais como base. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma história em grupo, utilizando elementos dos mitos e lendas dos povos indígenas. Incentive a criatividade e a reflexão sobre os valores transmitidos pelas histórias.

  6. Etapa 6 - Apresentação das histórias

    Os grupos irão apresentar suas histórias para a turma, explicando os elementos utilizados e os valores transmitidos. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão reforçando a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas e para a nossa compreensão do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a criatividade e a reflexão sobre os valores transmitidos pelos mitos e lendas dos povos indígenas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da história criada em grupo.
  • Participação ativa na apresentação das histórias.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação da história em grupo.
  • Fazer uma conclusão, reforçando a importância dos mitos e lendas para a cultura dos povos indígenas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar uma história em grupo, utilizando elementos dos mitos e lendas dos povos indígenas.
  • Apresentar a história criada em grupo para a turma.
  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e comentários sobre o tema.