Aula sobre Mitose
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A mitose é um processo de divisão celular que ocorre em células somáticas e é responsável pela reprodução e crescimento dos organismos. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorre e como ele é fundamental para o desenvolvimento dos seres vivos.
Etapa 1 - Apresentação do Projeto
Apresente o projeto aos alunos, explique como será a criação do diário de bordo em grupo.Etapa 2 - Divisão dos Grupos
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 4 pessoas.Etapa 3 - Definição do Problema
Cada grupo deverá definir um problema relacionado à Mitose para ser resolvido no diário de bordo.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pesquisar e apresentar alternativas para resolver o problema definido.Etapa 5 - Solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e apresentar a solução no diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo
Cada grupo apresentará o diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida.Etapa 7 - Discussão e Reflexão
Conduza uma discussão e reflexão sobre o processo de divisão celular, a importância da mitose e as soluções apresentadas pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação de alternativas para resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
- Qualidade da apresentação do diário de bordo.
- Coerência entre o problema, as alternativas e a solução apresentada.
- Reflexão crítica sobre o processo de divisão celular e a importância da mitose.
Ações do professor
- Apresentar o projeto e orientar os alunos durante as atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Conduzir a discussão e reflexão sobre o tema.
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas relevantes e apresentar alternativas para resolver o problema definido.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão e reflexão sobre o tema.