Aula sobre Mitose

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A mitose é um processo de divisão celular que ocorre em células somáticas e é responsável pela reprodução e crescimento dos organismos. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorre e como ele é fundamental para o desenvolvimento dos seres vivos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Projeto

    Apresente o projeto aos alunos, explique como será a criação do diário de bordo em grupo.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 4 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do Problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à Mitose para ser resolvido no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e apresentar alternativas para resolver o problema definido.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e apresentar a solução no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresentará o diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão e Reflexão

    Conduza uma discussão e reflexão sobre o processo de divisão celular, a importância da mitose e as soluções apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação de alternativas para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.
  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução apresentada.
  • Reflexão crítica sobre o processo de divisão celular e a importância da mitose.

Ações do professor

  • Apresentar o projeto e orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre o tema.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas relevantes e apresentar alternativas para resolver o problema definido.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão e reflexão sobre o tema.