Aula sobre Mitose

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Para iniciar a aula, contextualize o tema, apresentando exemplos práticos do processo de mitose, como a divisão celular em organismos unicelulares e a renovação de células em organismos multicelulares. Além disso, explore a importância da mitose na reprodução de seres vivos e na regeneração de tecidos.

Aula em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, que consistirá em um problema relacionado ao processo de mitose. Por exemplo: "Uma célula de uma planta possui 10 cromossomos. Quantos cromossomos terá cada célula filha após a mitose?".

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir e pesquisar sobre o problema apresentado no estudo de caso. Cada grupo deverá criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma e explicará as lacunas a serem preenchidas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e preenchimento das lacunas

    Os alunos deverão pesquisar sobre o processo de mitose e preencher as lacunas nos templates de infográfico.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir as respostas e justificar suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Plenária

    Conduza uma plenária para discutir as respostas e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade com base nos critérios estabelecidos e forneça feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associação entre gametas e características hereditárias.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Preenchimento correto das lacunas nos templates de infográfico.
  • Justificativa das respostas e argumentação coerente.

Ações do professor

  • Apresentação do estudo de caso e dos objetivos da atividade.
  • Orientação e suporte durante a pesquisa e preenchimento dos templates de infográfico.
  • Condução da plenária e avaliação da atividade.

Ações do aluno

  • Trabalho em grupo para discutir e pesquisar sobre o problema apresentado no estudo de caso.
  • Criação do template de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
  • Pesquisa e preenchimento das lacunas no template de infográfico.