Aula sobre Mitose
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A mitose é um processo de divisão celular que ocorre em células somáticas, responsável pela formação de duas células-filhas geneticamente iguais à célula-mãe. É um processo importante para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo humano. A aula irá abordar os diferentes estágios da mitose, bem como sua importância para a manutenção da vida.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da mitose para o corpo humano. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O mapa de registro deverá ser preenchido de forma criativa e utilizando apenas recursos analógicos, como papel sulfite, canetas e lápis de cor.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma, explicando os campos preenchidos e as escolhas feitas para os desafios e níveis do jogo.Etapa 4 - Jogo da Mitose
Cada grupo irá desenvolver um jogo sobre a mitose, utilizando os desafios e níveis propostos no mapa de registro. O jogo deverá ser criado utilizando apenas recursos analógicos, como cartolina, papelão e materiais de papelaria.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando os desafios e níveis criados e como o jogo funciona.Etapa 6 - Jogo em sala de aula
Os jogos serão colocados em uma mesa e os alunos poderão jogar e se divertir enquanto reforçam o aprendizado sobre a mitose.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e os aprendizados obtidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de criatividade e colaboração em grupo;
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema;
- Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do mapa de registro;
- Clareza e objetividade na descrição dos campos;
- Coerência do esquema de recompensas com os desafios propostos.
Ações do professor
- Auxiliar os grupos na criação do mapa de registro;
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
- Orientar os alunos na escolha dos desafios e níveis do jogo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa de registro;
- Utilizar a criatividade para preencher os campos de forma original;
- Discutir e definir os desafios e níveis do jogo.