Aula sobre Mitose

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A mitose é um processo fundamental para a reprodução celular e a manutenção de tecidos e órgãos do corpo humano. É um processo complexo que envolve várias etapas e é fundamental para o entendimento dos processos de crescimento e desenvolvimento do corpo humano.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes".


  1. Etapa 1 - Preparação

    Apresente aos alunos o tema "Mitose" e explique seus conceitos fundamentais. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor devem pesquisar sobre o tema "Mitose" e seus subtemas, como a importância da mitose para a reprodução celular e a manutenção de tecidos e órgãos do corpo humano.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e debater sobre o tema "Mitose". A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Os grupos defensor e opositor devem revisar seus argumentos e se preparar para a próxima etapa.

  5. Etapa 5 - Júri Simulado

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e se defender diante da banca julgadora. A banca julgadora deve avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após a escolha do grupo vencedor, os alunos devem discutir sobre o tema "Mitose" e seus subtemas. O professor deve mediar a discussão e esclarecer dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos. Os alunos devem avaliar a atividade e dar feedback sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos;
  • Capacidade de ouvir e respeitar opiniões divergentes.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar seus conceitos fundamentais;
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos;
  • Mediar a discussão e esclarecer dúvidas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para defender seu ponto de vista;
  • Participar ativamente do debate e do júri simulado;
  • Ouvir e respeitar opiniões divergentes;
  • Avaliar a atividade e dar feedback sobre a metodologia utilizada.