Aula sobre Mitose

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A mitose é um processo fundamental para a reprodução celular e o crescimento dos seres vivos. Ela é responsável por criar duas células filhas idênticas à célula mãe, garantindo a manutenção do material genético e a continuidade da vida. A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da mitose de forma resumida e didática utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos e modelos em 3D. Os alunos deverão fazer anotações sobre os conceitos básicos da mitose.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Criação de desenhos

    Os alunos deverão criar desenhos que representem as diferentes fases da mitose, utilizando papel e lápis de cor, forneça um modelo para que os alunos possam se basear.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Montagem de modelos

    Os alunos deverão montar modelos em 3D que representem as diferentes fases da mitose, utilizando materiais como argila, massinha ou papelão.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Jogo da memória

    Os alunos deverão jogar um jogo da memória sobre as diferentes fases da mitose, utilizando cartas com imagens e descrições.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Elaboração de uma história em quadrinhos

    Os alunos deverão elaborar uma história em quadrinhos que represente as diferentes fases da mitose, utilizando papel sulfite e lápis de cor.

  6. Etapa 6 - Socialização das atividades

    Os alunos deverão socializar as atividades que realizaram nas estações, explicando o que criaram e como representaram as diferentes fases da mitose.

  7. Etapa 7 - Síntese e conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido nas estações e concluir a aula, destacando a importância da mitose para a vida dos seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão dos conceitos básicos da mitose;
  • Desenvolvimento da capacidade de síntese.
  • Compreensão das diferentes formas de representar as fases da mitose.
  • Síntese dos conceitos aprendidos;

Critérios de avaliação

  • Participação na atividade;
  • Anotações sobre os conceitos básicos da mitose.
  • Representação correta das fases da mitose
  • Criatividade da história em quadrinhos
  • Participação na socialização

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma didática e resumida
  • Auxiliar os alunos na criação dos desenhos
  • Fornecer materiais para a montagem dos modelos
  • Fornecer as cartas do jogo e explicar suas regras
  • Fazer a síntese dos conceitos aprendidos e concluir a aula destacando a importância da mitose

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre os conceitos básicos da mitose.
  • Criar desenhos que representem as diferentes fases da mitose.
  • Jogar o jogo da memória.
  • Elaborar uma história em quadrinhos que represente as diferentes fases da mitose.
  • Socializar as atividades realizadas nas estações, participar da síntese e conclusão da aula.