Aula sobre Mitose

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula sobre Mitose, é importante que os alunos compreendam a importância de estudar esse tema. Explique que a mitose é um processo de divisão celular que ocorre em todas as células do nosso corpo, sendo responsável pela renovação e crescimento dos tecidos. Além disso, a mitose é fundamental para a reprodução assexuada de alguns seres vivos, como as bactérias.

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão assistir a um vídeo sobre o tema antes da aula e, em seguida, participarão de atividades em grupo para aprofundar o assunto. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.


  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Para iniciar a aula, proponha aos alunos que assistam a um vídeo explicativo sobre mitose em casa. Indique um vídeo de qualidade e que seja acessível para todos os alunos. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique aos alunos que eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Distribua o material necessário para a atividade, como papel sulfite, lápis de cor e canetas. Explique que eles devem criar um template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, ou seja, que tenham alunos com diferentes habilidades e conhecimentos.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade

    Explique aos alunos que eles devem criar um desenho que ilustre o processo de mitose. Eles devem incluir todas as fases da mitose, desde a prófase até a citocinese. Além disso, eles devem escrever um texto explicando cada fase da mitose e como ela ocorre.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma. Durante a apresentação, os outros alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos trabalhos, promova uma discussão em grupo sobre o processo de mitose. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas dúvidas e descobertas.

  7. Etapa 7 - Sistematização do conhecimento

    Para finalizar a aula, peça aos alunos que escrevam um texto explicando o processo de mitose. Eles devem incluir todas as fases e explicar como ocorre cada uma delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Compreender o processo de mitose e sua importância para a renovação e crescimento dos tecidos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de avaliar a própria atividade.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do processo de mitose.
  • Qualidade do desenho e do texto explicativo.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o processo de mitose e sua importância.
  • Distribuir o material necessário para a atividade.
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre mitose em casa.
  • Desenvolver o desenho e o texto explicativo em grupo.
  • Participar da discussão em grupo.