Aula sobre Mitose
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula sobre Mitose, é importante que os alunos compreendam a importância de estudar esse tema. Explique que a mitose é um processo de divisão celular que ocorre em todas as células do nosso corpo, sendo responsável pela renovação e crescimento dos tecidos. Além disso, a mitose é fundamental para a reprodução assexuada de alguns seres vivos, como as bactérias.
A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão assistir a um vídeo sobre o tema antes da aula e, em seguida, participarão de atividades em grupo para aprofundar o assunto. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Para iniciar a aula, proponha aos alunos que assistam a um vídeo explicativo sobre mitose em casa. Indique um vídeo de qualidade e que seja acessível para todos os alunos. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar o conteúdo.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique aos alunos que eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Distribua o material necessário para a atividade, como papel sulfite, lápis de cor e canetas. Explique que eles devem criar um template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado para avaliar a atividade.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de até 5 alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, ou seja, que tenham alunos com diferentes habilidades e conhecimentos.Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade
Explique aos alunos que eles devem criar um desenho que ilustre o processo de mitose. Eles devem incluir todas as fases da mitose, desde a prófase até a citocinese. Além disso, eles devem escrever um texto explicando cada fase da mitose e como ela ocorre.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma. Durante a apresentação, os outros alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos trabalhos, promova uma discussão em grupo sobre o processo de mitose. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas dúvidas e descobertas.Etapa 7 - Sistematização do conhecimento
Para finalizar a aula, peça aos alunos que escrevam um texto explicando o processo de mitose. Eles devem incluir todas as fases e explicar como ocorre cada uma delas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
- Compreender o processo de mitose e sua importância para a renovação e crescimento dos tecidos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de avaliar a própria atividade.
Critérios de avaliação
- Compreensão do processo de mitose.
- Qualidade do desenho e do texto explicativo.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar o processo de mitose e sua importância.
- Distribuir o material necessário para a atividade.
- Promover a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre mitose em casa.
- Desenvolver o desenho e o texto explicativo em grupo.
- Participar da discussão em grupo.