Aula sobre Modal Verbs Can

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os verbos modais, mais especificamente o "can", utilizado para descrever habilidades no presente e no passado. Os estudantes podem encontrar o uso deste verbo em situações cotidianas, como ao falar sobre habilidades em atividades esportivas ou musicais. A metodologia utilizada será a gamificação, que busca tornar o aprendizado mais divertido e envolvente. Para isso, eles criam um mapa de registro de um jogo relacionado ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos se eles sabem o que são verbos modais e se já conhecem o "can". Em seguida, explique o tema desta atividade e como o “can” pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Exercícios

    A turma deve fazer, individualmente, exercícios práticos para praticar o uso do "can" em diferentes situações. Por exemplo, pode-se pedir que eles construam frases usando o verbo modal, que façam uma breve entrevista com o colega usando o “can” nas perguntas e respostas etc.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    A turma se divide em grupos para discutir e apresentar aos colegas um exemplo prático do uso do verbo modal "can". Os exemplos devem ser tirados do cotidiano dos estudantes.

  4. Etapa 4 - Elaboração do mapa de registro

    Os grupos recebem um modelo de mapa de registro para criar um jogo sobre o "can". Eles devem preencher os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  5. Etapa 5 - Criação dos desafios

    Cada grupo criar os desafios do jogo que elaboraram no mapa de registro. Você pode sugerir que os desafios sejam relacionados às habilidades que eles possuem, como jogar futebol ou tocar violão.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentar seu jogo para a turma, mostrando como ele funciona e como os desafios estão relacionados ao uso do verbo modal "can". Os demais alunos podem jogar e avaliar os jogos.

  7. Etapa 7 - Conversa final

    Conduza uma conversa final para os estudantes compartilharem suas opiniões sobre os jogos e discutirem como aprenderam sobre o uso do "can". Você pode perguntar, também, se eles encontraram alguma dificuldade durante a criação do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar o verbo modal "can" de forma inteligível.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes na elaboração do jogo.
  • Proporcionar um aprendizado lúdico e divertido aos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo;
  • Relação entre os desafios e o uso do verbo modal "can";
  • Coerência do jogo com os elementos do mapa de registro.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara o tema da aula;
  • Orientar os estudantes durante a criação dos jogos;
  • Conduzir as apresentações dos jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo;
  • Apresentar o jogo para a turma de forma clara e objetiva;
  • Avaliar os jogos dos outros grupos de forma justa e imparcial.