Aula sobre Modal Verbs Can
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os verbos modais são uma parte essencial da língua inglesa, permitindo a construção de frases mais complexas e precisas. O verbo modal "can" é um dos mais utilizados, permitindo descrever habilidades e possibilidades. Por exemplo: "I can swim" (Eu sei nadar). Nesta atividade, os alunos vão aprender a empregar o "can" de forma inteligível para descrever habilidades no presente e no passado. A metodologia aplicada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes se dividem em grupos e passam por diversas atividades para desenvolver diferentes habilidades.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula com uma atividade para lembrar a turma sobre o uso do "can". Um jogo de perguntas e respostas em que você pergunta sobre as habilidades que os alunos possuem e estes devem responder com "can" ou "cannot". Exemplo: "Can you play the piano?" (Você sabe tocar piano?)Etapa 2 - Estação 1 (Atividade em grupo)
Os alunos vão desenvolver uma atividade prática em grupo para desenhar uma cena onde os personagens possuem diferentes habilidades. Deve-se orientá-los a utilizar o "can" para descrever as habilidades dos personagens.Etapa 3 - Estação 2 (Atividade em grupo)
Nesta estação, os estudantes devem escutar uma gravação e preencher lacunas com o verbo "can" no presente e passado. A gravação deve incluir diferentes falantes para que os alunos possam perceber a variação da pronúncia e das conjugações do verbo.Etapa 4 - Estação 3 (Atividade individual)
O grupo criam frases sobre si mesmos, utilizando o "can" para descrever habilidades pessoais. Cada aluno deve criar um cartão com frases que posteriormente serão compartilhados com a turma.Etapa 5 - Encerramento
Convide cada grupo a apresentar o produto criado durante os 20 minutos de atividade em grupo. Em seguida, deve pedir que os alunos leiam em voz alta as frases criadas na etapa 4.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar o verbo modal "can" para descrever habilidades no presente e no passado;
- Estimular a colaboração entre os alunos durante a atividade em grupo;
- Promover o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do verbo modal "can", tanto no presente quanto no passado;
- Contribuição para o trabalho em equipe durante a atividade em grupo;
- Clareza e criatividade nas frases criadas na etapa individual.
Ações do professor
- Organização dos materiais necessários para a atividade;
- Orientação e suporte aos alunos durante a realização das estações;
- Avaliação dos resultados obtidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participação ativa na atividade em grupo;
- Elaboração de frases criativas e claras na etapa individual;
- Colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.