Aula sobre Modal Verbs Can

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os verbos modais são uma parte essencial da língua inglesa, permitindo a construção de frases mais complexas e precisas. O verbo modal "can" é um dos mais utilizados, permitindo descrever habilidades e possibilidades. Por exemplo: "I can swim" (Eu sei nadar). Nesta atividade, os alunos vão aprender a empregar o "can" de forma inteligível para descrever habilidades no presente e no passado. A metodologia aplicada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes se dividem em grupos e passam por diversas atividades para desenvolver diferentes habilidades.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com uma atividade para lembrar a turma sobre o uso do "can". Um jogo de perguntas e respostas em que você pergunta sobre as habilidades que os alunos possuem e estes devem responder com "can" ou "cannot". Exemplo: "Can you play the piano?" (Você sabe tocar piano?)

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Atividade em grupo)

    Os alunos vão desenvolver uma atividade prática em grupo para desenhar uma cena onde os personagens possuem diferentes habilidades. Deve-se orientá-los a utilizar o "can" para descrever as habilidades dos personagens.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Atividade em grupo)

    Nesta estação, os estudantes devem escutar uma gravação e preencher lacunas com o verbo "can" no presente e passado. A gravação deve incluir diferentes falantes para que os alunos possam perceber a variação da pronúncia e das conjugações do verbo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Atividade individual)

    O grupo criam frases sobre si mesmos, utilizando o "can" para descrever habilidades pessoais. Cada aluno deve criar um cartão com frases que posteriormente serão compartilhados com a turma.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Convide cada grupo a apresentar o produto criado durante os 20 minutos de atividade em grupo. Em seguida, deve pedir que os alunos leiam em voz alta as frases criadas na etapa 4.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar o verbo modal "can" para descrever habilidades no presente e no passado;
  • Estimular a colaboração entre os alunos durante a atividade em grupo;
  • Promover o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do verbo modal "can", tanto no presente quanto no passado;
  • Contribuição para o trabalho em equipe durante a atividade em grupo;
  • Clareza e criatividade nas frases criadas na etapa individual.

Ações do professor

  • Organização dos materiais necessários para a atividade;
  • Orientação e suporte aos alunos durante a realização das estações;
  • Avaliação dos resultados obtidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Elaboração de frases criativas e claras na etapa individual;
  • Colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.