Aula sobre Modal Verbs Could

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Para introduzir o tema "Modal verbs: could", explique como esse verbo modal é usado em situações do cotidiano em que é necessário descrever habilidades no presente ou no passado. Por exemplo, "I could run 10km when I was younger" (eu conseguia correr 10 km quando era mais jovem) ou "I could speak Spanish fluently" (eu consigo falar espanhol fluentemente). Você deve salientar que os verbos modais são muito utilizados em inglês, pois ajudam a expressar nuances e sutilidades na comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula dando uma breve revisão sobre verbos modais, em especial o "could", explicando suas funções e como eles são usados em contextos diários, por exemplo: "Could" pode ser usado para expressar habilidades passadas, como "Eu conseguia tocar guitarra" ou para oferecer sugestões, como "Você poderia estudar mais para melhorar suas notas".

  2. Etapa 2 - Prática oral

    Peça que alunos se dividam em duplas ou trios e pratiquem o uso de "could" em frases simples de conversação.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os estudantes vão se dividir em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo vai desenvolver um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentações

    Os grupos devem apresentar o que entenderam sobre o verbo modal “could”, o que sabem sobre verbos modais em geral e dar exemplos de freses com could.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Oriente os alunos a preencherem o modelo de avaliação, avaliando os grupos. Você também deve incentivar a prática do feedback construtivo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Tire dúvidas dos alunos sobre o uso do verbo modal "could" e como ele pode ser usado em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos para empregar o verbo modal "could" de forma inteligível.
  • Incentivar a prática da avaliação por pares, a fim de melhorar a comunicação e o feedback construtivo.
  • Promover atividades em grupo que estimulem a colaboração e a criatividade.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus objetivos do plano de aula.
  • Orientar os alunos na prática da avaliação por pares.
  • Incentivar o feedback construtivo e a colaboração entre os alunos.
  • Esclarecer dúvidas dos alunos sobre o uso do verbo modal "could".
  • Estimular a prática do uso do "could" em frases simples de conversação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Desenvolver um modelo de avaliação por pares.
  • Preencher o modelo de avaliação avaliando os demais grupos a partir dos critérios definidos.
  • Apresentar o modelo de avaliação elaborado pelo grupo.
  • Praticar o uso de "could" em frases simples de conversação.