Aula sobre Modal Verbs Could

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O “modal verb could” é uma estrutura gramatical muito comum na língua inglesa, e é usado para falar sobre habilidades no passado ou para expressar possibilidades. É importante que os estudantes tenham um bom entendimento em relação ao uso desses verbos modais para que possam comunicar suas ideias em inglês de forma clara e precisa. Nesta atividade, os alunos vão aprender a usar o verbo modal "could" para descrever habilidades no passado, criando um mapa de empatia com exemplos práticos e didáticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula dando uma breve revisão sobre verbos modais, em especial o "could", explicando suas funções e como eles são usados em contextos diários, por exemplo: "Could" pode ser usado para expressar habilidades passadas, como "Eu conseguia tocar guitarra" ou para oferecer sugestões, como "Você poderia estudar mais para melhorar suas notas".

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Distribua a folha do mapa de empatia e instrua os alunos a escolher alguém famoso que admirem e preencher o mapa com informações sobre como essa pessoa poderia ter desenvolvido suas habilidades no passado.

    Exemplo: "O que essa pessoa pensava e sentia quando estava aprendendo? O que ela escutava? O que ela falava e fazia para melhorar sua habilidade? O que ela via como obstáculos e ganhos no processo?"


  3. Etapa 3 - Discussão em equipe

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos para discutir e comparar as informações dos mapas que criaram. Algumas questões que podem ser levantadas são: "Quais foram as habilidades que conseguiram identificar? Alguma habilidade foi mais difícil de entender? Por quê?"

  4. Etapa 4 - Role-play

    Cada equipe deve escolher uma pessoa famosa e recriar um momento ou situação em que essa pessoa usou suas habilidades para alcançar um objetivo. Exemplo: "Cada equipe poderia escolher uma cena em que Michael Jordan usou suas habilidades de basquete para vencer um jogo importante."

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada equipe deve apresentar sua cena e explicar como a pessoa famosa usou suas habilidades no passado. Os outros alunos podem fazer perguntas e dar feedback no final.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Encerre a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante a atividade e como podem aplicar essa habilidade em suas próprias vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar o verbo modal "could".
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar, explicar e aplicar o uso do verbo modal "could".
  • Criatividade e originalidade na criação do mapa de empatia e cena de role-play.
  • Capacidade de trabalho em equipe e comunicação durante a discussão em equipe e apresentação.

Ações do professor

  • Introduzir e explicar o conteúdo.
  • Distribuir e explicar o mapa de empatia.
  • Acompanhar as equipes durante as atividades.
  • Estimular o diálogo e discussão sobre as habilidades identificadas.
  • Encerrar a aula com uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Realizar o preenchimento do mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em equipe.
  • Criar e apresentar uma cena de role-play.
  • Fazer perguntas e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos.
  • Refletir sobre o aprendizado durante a aula.