Aula sobre Modal Verbs Could
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos aprender sobre os verbos modais que expressam habilidades e possibilidades no passado: CAN e COULD. Aprenderemos a utilizá-los corretamente e praticaremos a sua aplicação em diferentes contextos. Ao final, você vai poder descrever habilidades no passado e entender melhor como utilizar esses verbos em situações cotidianas. Utilizaremos a metodologia gamificação, em que os alunos serão desafiados a criar um jogo de perguntas e respostas com o tema "habilidades no passado", utilizando os verbos modais can e could. Dessa forma, além de aprendermos juntos, criaremos uma atividade divertida e interativa.
Etapa 1 - Introdução do tema
Faça uma breve exposição sobre os verbos modais CAN e COULD, enfatizando a diferença entre eles no tempo passado. Em seguida, os alunos vão fazer uma leitura em grupo de algumas frases com esses verbos na forma passada para reconhecê-las e identificar as diferenças.Exemplos: "I could play soccer when I was younger." x "I can play soccer now."
Etapa 2 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático de como os verbos modais podem ser utilizados para descrever habilidades no passado. Em seguida, os alunos farão exercícios em duplas com frases que utilizam CAN e COULD no passado para descrever habilidades.Exemplo: "When I was younger, I could ride a bike without training wheels."
Etapa 3 - Explicação da metodologia gamificada
Explique a metodologia gamificada que será utilizada na aula. Os alunos serão desafiados a criar um jogo de perguntas e respostas utilizando as habilidades no passado com CAN e COULD.Etapa 4 - Criação dos jogos
Os alunos, em grupos de 3 a 4 pessoas, terão 40 minutos para criar seus jogos com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas sobre habilidades no passado.Exemplo de pergunta: Did you ever ride a horse when you were younger?
Exemplo de resposta: Yes, I could ride a horse when I was younger.
Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, que poderá jogar e aprender ao mesmo tempo. Ao final, os alunos vão fazer uma reflexão em grupo sobre os desafios e aprendizados ao criar e jogar com os jogos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, enfatizando os conceitos aprendidos sobre os verbos modais CAN e COULD e como utilizá-los para descrever habilidades no passado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar o verbo modal COULD para descrever habilidades no passado.
- Promover a criatividade e o trabalho em grupo na criação de jogos educativos.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e interativo.
Critérios de avaliação
- Uso adequado dos verbos modais CAN e COULD no tempo passado.
- Criatividade na elaboração do jogo.
- Clareza e objetividade das perguntas e respostas do jogo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Promover a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Criar um jogo criativo e educativo utilizando os verbos modais CAN e COULD no passado.