Aula sobre Modal Verbs Could

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o verbo modal "could", usado para expressar habilidades no passado ou habilidades incertas. O verbo "could" é muito comum em situações cotidianas, como em entrevistas de emprego, quando precisamos descrever nossas habilidades e experiências. Além disso, o uso do "could" é importante para expandir o vocabulário e melhorar a comunicação em inglês. Para tornar a atividade mais dinâmica e divertida, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por Estações.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo algumas perguntas sobre habilidades que os alunos possuem. Por exemplo: "Você sabe jogar futebol? Você sabe tocar um instrumento musical?".

  2. Etapa 2 - Estação de leitura

    Divida a turma em três grupos. Na primeira estação, os alunos vão ler um texto com frases que utilizam o verbo modal "could". Após a leitura, eles devem responder algumas questões relacionadas ao texto. Você pode escolher textos curtos relacionados a assuntos que interessam à turma, como esportes ou música.

  3. Etapa 3 - Estação de escrita

    Na segunda estação, os alunos vão escrever frases utilizando o verbo modal "could". Você pode escolher temas variados para os estudantes escreverem, como habilidades, desejos ou sonhos. Eles podem trabalhar individualmente ou em duplas.

  4. Etapa 4 - Estação de jogo

    Na terceira estação, os alunos vão jogar um jogo que envolve o verbo modal "could". Você pode utilizar jogos tradicionais adaptados ou criar um jogo específico para a aula. O objetivo do jogo é que os alunos pratiquem o uso do "could" de forma lúdica.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Reúna a turma e faça algumas perguntas sobre a atividade, como: "O que vocês aprenderam sobre o verbo modal 'could' hoje?" e "Vocês acharam a metodologia rotação por estações uma forma interessante de aprender inglês?".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver as habilidades de escrita e leitura em inglês
  • Aumentar o vocabulário relacionado a habilidades e experiências
  • Praticar a comunicação em inglês de forma dinâmica e divertida

Critérios de avaliação

  • Uso correto do verbo modal "could"
  • Clareza e coesão nas frases produzidas
  • Participação ativa e envolvimento nas atividades propostas
  • Compreensão do uso do "could" em diferentes contextos

Ações do professor

  • Explorar temas que são do interesse dos alunos
  • Utilizar recursos lúdicos e dinâmicos para manter a atenção dos alunos
  • Orientar e corrigir a produção escrita dos alunos
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Colaborar com os colegas de grupo
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas quando necessário
  • Esforçar-se para utilizar o verbo modal "could" de forma correta e clara.