Aula sobre Modal Verbs Could

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os modal verbs são uma categoria de verbos auxiliares usados para indicar possibilidades, habilidades, permissões, obrigações e conselhos em inglês. Na atividade, vamos nos concentrar no modal verb "could", usado para falar sobre habilidades no passado ou habilidades que alguém tinha a possibilidade de desenvolver no passado. Em outras palavras, "could" é usado para descrever o que alguém era capaz de fazer em um determinado momento. Trabalharemos o tema utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual para desenvolver o tópico.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Envie um vídeo para a turma sobre o tema "Modal verbs: could" e peça que a turma responda algumas questões sobre o vídeo a serem corrigidas em sala. Eles devem formar frases usando o modal could.

  2. Etapa 2 - Em sala

    Introduza o tema e explique sua função e importância na língua inglesa. Corrija a atividade de casa e tire dúvidas dos alunos. Em seguida, apresente um exemplo prático e didático sobre como o verbo é utilizado.Exemplos: "Quando eu era mais jovem, eu não conseguia nadar, mas agora eu posso nadar muito bem. Eu desenvolvi essa habilidade ao longo do tempo." "Eu não sabia jogar xadrez antes, mas meu avô me ensinou e eu aprendi. Eu posso jogar xadrez agora."

  3. Etapa 3 - Distribuição dos materiais

    Distribua o material necessário para a criação do mapa conceitual e explique como a atividade será conduzida.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o uso do modal verb "could", com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais aos colegas e discutir as diferentes interpretações e ideias.

  6. Etapa 6 - Exercício prático

    Faça um exercício prático para os alunos, no qual eles devem descrever habilidades que eles poderiam desenvolver ou adquirir no futuro utilizando o modal verb "could".

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie se os alunos foram capazes de compreender e aplicar adequadamente o uso do modal verb "could". Ao final, faça um resumo da aula e destaque a importância do tema abordado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar o verbo modal "could" para descrever habilidades no presente e no passado.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de compreensão dos alunos por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em aplicar adequadamente o uso do modal verb "could".
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos adequados e práticos sobre o uso do modal verb "could".
  • Facilitar a criação e apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.
  • Propor atividades práticas que permitam aos alunos exercitar o uso do modal verb "could".

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade proposta.
  • Demonstrar compreensão adequada do uso do modal verb "could".
  • Criar e apresentar um mapa conceitual de qualidade.