Modelos atômicos
Nesta aula de Ciências vamos conhecer diferentes modelos atômicos. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Cerca de um século depois de Dalton, Thomson propôs um modelo atômico levando em consideração a natureza elétrica da matéria. Este modelo ficou conhecido como:
Atividade completaA)
Planetário.B) Bola de bilhar.
C) Pudim de passas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Inicie a aula apresentando o tema "Modelos Atômicos" e sua importância para a compreensão da estrutura da matéria. Em seguida, contextualize o assunto relacionando-o com situações cotidianas, como a utilização de tecnologias que dependem do conhecimento sobre a estrutura dos átomos, como a energia nuclear e a radioterapia.Atividade completaDefinição do Projeto:
Apresente a proposta do projeto: os alunos deverão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.".
4. Aprendizagem Entre Pares:
Inicie a aula com uma breve contextualização sobre a importância do estudo dos modelos atômicos para a compreensão da estrutura da matéria. Explique que, desde a Antiguidade, os filósofos gregos já se questionavam sobre a composição básica da matéria e que, ao longo dos séculos, diversos cientistas contribuíram para a evolução dos modelos atômicos.Atividade completaPlano de aula em 7 etapas:
5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O estudo dos modelos atômicos é fundamental para entender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Nessa aula, os alunos serão desafiados a criar um modelo de juri para discutir e analisar os principais modelos atômicos da história.Atividade completaObjetivos:
- Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
- Desenvolver habilidades de argumentação, debate e análise crítica.
- Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação.
6. Sala de Aula Invertida:
A aula sobre Modelos Atômicos é importante para que os alunos possam compreender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Através dessa aula, eles poderão identificar e reconhecer os modelos que descrevem a estrutura do átomo e da composição de moléculas simples. Para tornar essa aula mais envolvente e didática, utilizaremos recursos analógicos, como cartolina, lápis de cor e papel sulfite.Atividade completaObjetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica."
Metodologia:
Utilizaremos a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esse template terá como objetivo avaliar a participação dos alunos na atividade e também permitir que eles possam refletir sobre o que aprenderam.
Plano de Aula:
7. Rotação por estações:
A aula sobre modelos atômicos é fundamental para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois é uma base para o estudo da química. O objetivo é apresentar a evolução histórica dos modelos atômicos e suas principais características.Atividade completaExemplos práticos:
Para ajudar na compreensão do tema, é possível utilizar exemplos práticos, como a demonstração do experimento de Rutherford, que consiste em disparar partículas alfa em uma lâmina de ouro e observar a dispersão das partículas.
Rotação por estações
A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
8. Estudo de Caso:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a estrutura dos átomos é um dos principais assuntos estudados na Química, e que ao longo da história, diversos cientistas elaboraram teorias e modelos para descrever a estrutura dos átomos. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, é possível utilizar exemplos práticos para ilustrar o assunto. Por exemplo, utilize uma bola de gude para representar o núcleo do átomo e bolinhas menores para representar os elétrons. Outra opção é utilizar massinha de modelar para que os alunos possam montar seus próprios modelos atômicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: