Modelos atômicos

Nesta aula de Ciências vamos conhecer diferentes modelos atômicos. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Cerca de um século depois de Dalton, Thomson propôs um modelo atômico levando em consideração a natureza elétrica da matéria. Este modelo ficou conhecido como:

    A) Planetário.

    B) Bola de bilhar.

    C) Pudim de passas.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Inicie a aula apresentando o tema "Modelos Atômicos" e sua importância para a compreensão da estrutura da matéria. Em seguida, contextualize o assunto relacionando-o com situações cotidianas, como a utilização de tecnologias que dependem do conhecimento sobre a estrutura dos átomos, como a energia nuclear e a radioterapia.

    Definição do Projeto:

    Apresente a proposta do projeto: os alunos deverão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.".

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  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    Inicie a aula com uma breve contextualização sobre a importância do estudo dos modelos atômicos para a compreensão da estrutura da matéria. Explique que, desde a Antiguidade, os filósofos gregos já se questionavam sobre a composição básica da matéria e que, ao longo dos séculos, diversos cientistas contribuíram para a evolução dos modelos atômicos.

    Plano de aula em 7 etapas:

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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O estudo dos modelos atômicos é fundamental para entender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Nessa aula, os alunos serão desafiados a criar um modelo de juri para discutir e analisar os principais modelos atômicos da história.

    Objetivos:

    - Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

    - Desenvolver habilidades de argumentação, debate e análise crítica.

    - Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação.

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  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre Modelos Atômicos é importante para que os alunos possam compreender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Através dessa aula, eles poderão identificar e reconhecer os modelos que descrevem a estrutura do átomo e da composição de moléculas simples. Para tornar essa aula mais envolvente e didática, utilizaremos recursos analógicos, como cartolina, lápis de cor e papel sulfite.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica."

    Metodologia:

    Utilizaremos a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esse template terá como objetivo avaliar a participação dos alunos na atividade e também permitir que eles possam refletir sobre o que aprenderam.

    Plano de Aula:

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  7. 7. Rotação por estações:

    A aula sobre modelos atômicos é fundamental para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois é uma base para o estudo da química. O objetivo é apresentar a evolução histórica dos modelos atômicos e suas principais características.

    Exemplos práticos:

    Para ajudar na compreensão do tema, é possível utilizar exemplos práticos, como a demonstração do experimento de Rutherford, que consiste em disparar partículas alfa em uma lâmina de ouro e observar a dispersão das partículas.

    Rotação por estações

    A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.

    Atividade completa
  8. 8. Estudo de Caso:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a estrutura dos átomos é um dos principais assuntos estudados na Química, e que ao longo da história, diversos cientistas elaboraram teorias e modelos para descrever a estrutura dos átomos. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, é possível utilizar exemplos práticos para ilustrar o assunto. Por exemplo, utilize uma bola de gude para representar o núcleo do átomo e bolinhas menores para representar os elétrons. Outra opção é utilizar massinha de modelar para que os alunos possam montar seus próprios modelos atômicos.
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