Aula sobre Modelos Atomicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula apresentando o tema "Modelos Atômicos" e sua importância para a compreensão da estrutura da matéria. Em seguida, contextualize o assunto relacionando-o com situações cotidianas, como a utilização de tecnologias que dependem do conhecimento sobre a estrutura dos átomos, como a energia nuclear e a radioterapia.

Definição do Projeto:

Apresente a proposta do projeto: os alunos deverão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.".


  1. Etapa 1 -

    Formação dos grupos e definição dos papéis de cada integrante.

  2. Etapa 2 -

    Pesquisa sobre a evolução histórica dos modelos atômicos, desde a Antiguidade até os dias atuais.

  3. Etapa 3 -

    Elaboração de um resumo sobre cada modelo atômico estudado.

  4. Etapa 4 -

    Discussão em grupo sobre cada modelo e seleção dos mais relevantes para a criação do template.

  5. Etapa 5 -

    Elaboração do template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  6. Etapa 6 -

    Apresentação dos templates e avaliação por pares.

  7. Etapa 7 -

    Reflexão sobre o processo de criação dos templates e discussão em grupo sobre a importância da avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: capacidade de trabalhar em equipe, respeitando as diferenças e contribuindo para o bom andamento do projeto.
  • Construção dos argumentos: capacidade de elaborar argumentos consistentes e coerentes sobre os modelos atômicos estudados.
  • Apresentação e comunicação: capacidade de apresentar as informações de forma clara e objetiva, utilizando recursos analógicos disponíveis.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo durante todo o projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo;
  • Oriente os alunos na pesquisa e na elaboração dos resumos;
  • Estimular a discussão em grupo e a seleção dos modelos mais relevantes;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos durante todo o projeto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa e elaborar os resumos.
  • Contribuir para a elaboração do template de avaliação por pares.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e coerente.