Aula sobre Modelos Atomicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula com uma breve contextualização sobre a importância do estudo dos modelos atômicos para a compreensão da estrutura da matéria. Explique que, desde a Antiguidade, os filósofos gregos já se questionavam sobre a composição básica da matéria e que, ao longo dos séculos, diversos cientistas contribuíram para a evolução dos modelos atômicos.

Plano de aula em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Divisão da turma

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que eles serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre modelos atômicos.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre a metodologia

    Distribua papel pardo, canetas coloridas e adesivos para cada grupo. Explique que o mapa conceitual deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Exemplo de texto

    Forneça um texto-base sobre modelos atômicos para que os alunos possam se aprofundar no assunto.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Peça que cada grupo comece a criar seu mapa conceitual. Circulepela sala, sanando dúvidas e orientando os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após 30 minutos, os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Estimule a participação dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão entre eles.

  6. Etapa 6 - Síntese dos modelos atômicos

    Após as apresentações, o professor deve fazer uma síntese dos modelos atômicos estudados, enfatizando as principais características e a evolução histórica.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize a aula com uma atividade escrita, na qual os alunos devem responder a algumas questões sobre modelos atômicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e organização de ideias.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema estudado.
  • Participação ativa na elaboração do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Resposta correta às questões da atividade escrita.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar e sanar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação e a discussão entre os alunos.
  • Sintetizar as informações apresentadas pelos grupos.
  • Corrigir e avaliar as atividades escritas.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na elaboração do mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação do mapa conceitual.
  • Realizar a atividade escrita com atenção e dedicação.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
  • Manter o ambiente de aprendizado seguro e acolhedor.