Aula sobre Modelos Atomicos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a estrutura dos átomos é um dos principais assuntos estudados na Química, e que ao longo da história, diversos cientistas elaboraram teorias e modelos para descrever a estrutura dos átomos. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, é possível utilizar exemplos práticos para ilustrar o assunto. Por exemplo, utilize uma bola de gude para representar o núcleo do átomo e bolinhas menores para representar os elétrons. Outra opção é utilizar massinha de modelar para que os alunos possam montar seus próprios modelos atômicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "Modelos Atômicos" e contextualizar o assunto para os alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, contendo informações sobre a evolução dos modelos atômicos. Os alunos deverão ler o estudo de caso e identificar os principais modelos atômicos apresentados.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os modelos atômicos apresentados no estudo de caso. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Os alunos irão criar um infográfico contendo informações sobre os modelos atômicos apresentados no estudo de caso. O infográfico deverá conter lacunas a serem preenchidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas no material.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Promova uma discussão final sobre os modelos atômicos apresentados, destacando as principais características de cada modelo e a evolução histórica dos mesmos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração os critérios estabelecidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples);
  • Reconhecer a evolução histórica dos modelos atômicos.
  • Identificar os principais modelos atômicos apresentados no estudo de caso.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação, apresentação e trabalho em grupo;
  • Reforçar a importância do tema estudado e avaliar o aprendizado dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula e identificação dos principais modelos atômicos;
  • Reconhecimento da evolução histórica dos modelos.
  • Apresentação objetiva das conclusões.
  • Participação ativa na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Apresentar o estudo de caso para os alunos;
  • Organizar os grupos;
  • Promover a discussão final, avaliar o desempenho dos alunos e oferecer feedback individual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Ler o estudo de caso;
  • Identificar os principais modelos atômicos apresentados.
  • Discutir em grupo os modelos atômicos apresentados e preparar uma apresentação objetiva das conclusões.
  • Participar ativamente da discussão final, receber o feedback do professor e identificar pontos de melhoria.