Aula sobre Modelos Atomicos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a estrutura dos átomos é um dos principais assuntos estudados na Química, e que ao longo da história, diversos cientistas elaboraram teorias e modelos para descrever a estrutura dos átomos. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, é possível utilizar exemplos práticos para ilustrar o assunto. Por exemplo, utilize uma bola de gude para representar o núcleo do átomo e bolinhas menores para representar os elétrons. Outra opção é utilizar massinha de modelar para que os alunos possam montar seus próprios modelos atômicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema "Modelos Atômicos" e contextualizar o assunto para os alunos.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso para os alunos, contendo informações sobre a evolução dos modelos atômicos. Os alunos deverão ler o estudo de caso e identificar os principais modelos atômicos apresentados.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os modelos atômicos apresentados no estudo de caso. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Criação do infográfico
Os alunos irão criar um infográfico contendo informações sobre os modelos atômicos apresentados no estudo de caso. O infográfico deverá conter lacunas a serem preenchidas.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas no material.Etapa 6 - Discussão final
Promova uma discussão final sobre os modelos atômicos apresentados, destacando as principais características de cada modelo e a evolução histórica dos mesmos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração os critérios estabelecidos anteriormente.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples);
- Reconhecer a evolução histórica dos modelos atômicos.
- Identificar os principais modelos atômicos apresentados no estudo de caso.
- Desenvolver a habilidade de comunicação, apresentação e trabalho em grupo;
- Reforçar a importância do tema estudado e avaliar o aprendizado dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula e identificação dos principais modelos atômicos;
- Reconhecimento da evolução histórica dos modelos.
- Apresentação objetiva das conclusões.
- Participação ativa na discussão final.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
- Estimular a participação dos alunos;
- Apresentar o estudo de caso para os alunos;
- Organizar os grupos;
- Promover a discussão final, avaliar o desempenho dos alunos e oferecer feedback individual.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula;
- Ler o estudo de caso;
- Identificar os principais modelos atômicos apresentados.
- Discutir em grupo os modelos atômicos apresentados e preparar uma apresentação objetiva das conclusões.
- Participar ativamente da discussão final, receber o feedback do professor e identificar pontos de melhoria.