Aula sobre Modelos Atomicos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O estudo dos modelos atômicos é fundamental para entender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Nessa aula, os alunos serão desafiados a criar um modelo de juri para discutir e analisar os principais modelos atômicos da história.

Objetivos:

- Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

- Desenvolver habilidades de argumentação, debate e análise crítica.

- Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando os principais modelos atômicos da história e sua evolução, destacando suas principais características e limitações. É importante que os alunos compreendam a importância desses modelos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique as funções de cada grupo e como eles devem se preparar para o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa aprofundada sobre um modelo atômico específico, buscando informações em livros, artigos e sites confiáveis. Os grupos defensor e opositor devem preparar argumentos sólidos para defender ou refutar o modelo em questão, enquanto a banca julgadora deve se preparar para avaliar os argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate deve ser organizado em três rodadas: apresentação dos argumentos pelo grupo defensor, apresentação dos argumentos pelo grupo opositor e réplica dos grupos. A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados e decidir qual modelo é mais coerente e consistente.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos devem discutir em grupo as principais conclusões e aprendizados da atividade, destacando as principais características de cada modelo atômico e sua evolução histórica.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Realize uma síntese dos principais pontos abordados na aula e destacar a importância do desenvolvimento de habilidades de argumentação, debate e análise crítica para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas diferentes etapas da atividade, levando em consideração critérios como: pesquisa, argumentação, cooperação, trabalho em equipe e análise crítica. É importante que a avaliação seja realizada de forma formativa, ou seja, buscando identificar os pontos fortes e fracos dos alunos para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades de argumentação, debate e análise crítica.
  • Compreensão dos principais modelos atômicos da história e sua evolução.
  • Fomento ao trabalho em equipe e cooperação.

Critérios de avaliação

  • Participação nas diferentes etapas da atividade.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

Ações do professor

  • Apresentação dos principais modelos atômicos da história e sua evolução.
  • Organização da atividade e divisão dos grupos.
  • Orientação e acompanhamento dos grupos durante a pesquisa e preparação.
  • Moderação do debate e da discussão em grupo.
  • Avaliação formativa dos alunos ao longo da atividade.

Ações do aluno

  • Realização de pesquisa aprofundada sobre um modelo atômico específico.
  • Preparação de argumentos sólidos para defender ou refutar o modelo em questão.
  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Análise crítica dos argumentos apresentados pelos outros grupos.