Aula sobre Modelos Atomicos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
Para ajudar na compreensão do tema, é possível utilizar exemplos práticos, como a demonstração do experimento de Rutherford, que consiste em disparar partículas alfa em uma lâmina de ouro e observar a dispersão das partículas.
Rotação por estações
A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique as principais características dos modelos atômicos.Etapa 2 - Estações
Estação 1: Modelo de DaltonOs alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Dalton. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.
Estação 2: Modelo de Thomson
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Thomson. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.
Estação 3: Modelo de Rutherford
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Rutherford. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.
Estação 4: Modelo de Bohr
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Bohr. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.
Etapa 3 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará seu modelo para a turma e explicará as principais características.Etapa 4 - Template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão preencher o template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade e o próprio desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender evolução histórica e teorias dos modelos atômicos
- Estimular criatividade e pensamento crítico
- Promover colaboração e trabalho em equipe
- Reforçar aprendizado através de apresentações
- Incentivar autorreflexão e autoavaliação dos alunos
Critérios de avaliação
- Participação ativa e apresentação dos modelos
- Criatividade na elaboração
- Clareza e organização na apresentação
- Colaboração e respeito às opiniões
- Reflexão crítica e autorreflexão dos alunos
Ações do professor
- Explicar modelos atômicos e características
- Organizar estações e fornecer materiais
- Monitorar e auxiliar os grupos
- Facilitar apresentações e compartilhamento
- Orientar no preenchimento do template de avaliação
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula
- Trabalhar em grupo e respeitar opiniões
- Criar modelos criativos
- Apresentar modelo e suas características
- Preencher o template de avaliação