Aula sobre Modelos Atomicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre modelos atômicos é fundamental para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois é uma base para o estudo da química. O objetivo é apresentar a evolução histórica dos modelos atômicos e suas principais características.

Exemplos práticos:

Para ajudar na compreensão do tema, é possível utilizar exemplos práticos, como a demonstração do experimento de Rutherford, que consiste em disparar partículas alfa em uma lâmina de ouro e observar a dispersão das partículas.

Rotação por estações

A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as principais características dos modelos atômicos.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1: Modelo de Dalton

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Dalton. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.

    Estação 2: Modelo de Thomson

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Thomson. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.

    Estação 3: Modelo de Rutherford

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Rutherford. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.

    Estação 4: Modelo de Bohr

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá como tarefa criar um modelo atômico baseado nas ideias de Bohr. Os alunos poderão utilizar papel, canetas e outros materiais para criar o modelo.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo para a turma e explicará as principais características.

  4. Etapa 4 - Template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão preencher o template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade e o próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender evolução histórica e teorias dos modelos atômicos
  • Estimular criatividade e pensamento crítico
  • Promover colaboração e trabalho em equipe
  • Reforçar aprendizado através de apresentações
  • Incentivar autorreflexão e autoavaliação dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e apresentação dos modelos
  • Criatividade na elaboração
  • Clareza e organização na apresentação
  • Colaboração e respeito às opiniões
  • Reflexão crítica e autorreflexão dos alunos

Ações do professor

  • Explicar modelos atômicos e características
  • Organizar estações e fornecer materiais
  • Monitorar e auxiliar os grupos
  • Facilitar apresentações e compartilhamento
  • Orientar no preenchimento do template de avaliação

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula
  • Trabalhar em grupo e respeitar opiniões
  • Criar modelos criativos
  • Apresentar modelo e suas características
  • Preencher o template de avaliação