Aula sobre Modelos Atomicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre Modelos Atômicos é importante para que os alunos possam compreender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Através dessa aula, eles poderão identificar e reconhecer os modelos que descrevem a estrutura do átomo e da composição de moléculas simples. Para tornar essa aula mais envolvente e didática, utilizaremos recursos analógicos, como cartolina, lápis de cor e papel sulfite.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica."

Metodologia:

Utilizaremos a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esse template terá como objetivo avaliar a participação dos alunos na atividade e também permitir que eles possam refletir sobre o que aprenderam.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Modelos Atômicos" e explique a importância desse assunto para a compreensão da estrutura da matéria.

  2. Etapa 2 - Atividade em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma cartolina e lápis de cor. Cada grupo terá como objetivo criar um modelo atômico utilizando apenas recursos analógicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo atômico para a turma e explicará como chegaram a essa representação.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre os modelos apresentados pelos alunos e compará-los com os modelos históricos.

  5. Etapa 5 - Elaboração do Template dos 3 Qs

    Cada aluno irá elaborar um template dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando sua participação na atividade e refletindo sobre o que aprendeu.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Templates

    Cada aluno irá apresentar seu template para a turma, explicando o que aprendeu e o que poderia ter sido melhor na atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação da Atividade

    Avalie a participação dos alunos na atividade, levando em consideração a criatividade na criação do modelo atômico, a participação na discussão em grupo e a reflexão apresentada no template dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificação de modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do modelo atômico.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão apresentada no template dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Criar um modelo atômico utilizando recursos analógicos.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Elaborar um template dos 3 Qs avaliando sua participação na atividade e refletindo sobre o que aprendeu.