Aula sobre Modernismo
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu no início do século XX e se estendeu até a década de 1960. Ele teve grande influência na literatura, na música, na pintura e na arquitetura. No Brasil, o Modernismo foi marcado pela Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo. Nessa época, os artistas buscavam se libertar das tradições e criar uma nova forma de expressão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Modernismo e como ele influenciou a arte brasileira. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história da arte brasileira. Em seguida, apresente exemplos de obras modernistas, como a pintura "Abaporu", de Tarsila do Amaral, e o poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)
Os alunos devem ser divididos em duplas ou trios e receber uma folha de papel em branco. Explique o que é um mapa conceitual e como ele deve ser construído. Cada grupo deve escolher uma ideia central relacionada ao Modernismo e, a partir dela, criar oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Circule pela sala para auxiliar os alunos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas (20 minutos)
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas.Etapa 4 - Análise de obras modernistas (30 minutos)
Apresente algumas obras modernistas e peça que os alunos analisem-nas a partir das ideias apresentadas nos mapas conceituais. Os alunos devem identificar as características do Modernismo presentes nas obras.Etapa 5 - Criação de uma obra modernista (40 minutos)
Os alunos devem ser divididos em grupos e criar uma obra modernista utilizando materiais diversos, como papel, lápis de cor, tinta, entre outros. Incentive a criatividade e a experimentação.Etapa 6 - Apresentação das obras (20 minutos)
Cada grupo deve apresentar sua obra para a turma. Incentive a discussão e o debate sobre as características do Modernismo presentes nas obras criadas pelos alunos.Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos.
- Fomentar o debate e a discussão sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do mapa conceitual.
- Análise correta das obras modernistas apresentadas.
- Criatividade e originalidade na criação da obra modernista.
- Participação ativa nas discussões e debates em sala de aula.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia utilizada e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação da obra modernista.
- Incentivar o debate e a discussão em sala de aula.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do mapa conceitual.
- Analisar corretamente as obras modernistas apresentadas.
- Criar uma obra modernista com criatividade e originalidade.
- Participar ativamente das discussões e debates em sala de aula.
- Cooperar e trabalhar em equipe.