Aula sobre Modernismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Modernismo foi um movimento artístico, literário e cultural que surgiu no início do século XX e teve grande impacto no Brasil. Nessa época, os artistas buscavam romper com as tradições e criar uma nova linguagem artística, que refletisse a modernidade e as transformações sociais e culturais da época. Na aula de hoje, vamos explorar o Modernismo na arte brasileira, analisando obras de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a desenvolver nosso repertório sobre o tema e a criar um projeto criativo.

  1. Etapa 1 - Entender (20 min)

    Professor, apresente o tema do Modernismo e seus principais artistas, contextualizando o movimento no Brasil e no mundo. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre os artistas e suas obras, buscando informações sobre o contexto histórico e cultural em que foram produzidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar (30 min)

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, organizando as informações coletadas na etapa anterior e identificando as principais características do Modernismo na arte brasileira. Em seguida, irão compartilhar seus mapas mentais em grupos, discutindo as semelhanças e diferenças entre as análises.

  3. Etapa 3 - Decidir (20 min)

    Os grupos irão selecionar uma obra de arte do Modernismo brasileiro para analisar em profundidade. Cada grupo deverá justificar sua escolha, explicando por que a obra selecionada é importante para o movimento.

  4. Etapa 4 - Prototipar (40 min)

    Os alunos irão criar um projeto criativo inspirado na obra selecionada, utilizando diferentes materiais e técnicas artísticas. O objetivo é explorar a linguagem do Modernismo e criar uma obra original, que reflita as ideias e valores do movimento.

  5. Etapa 5 - Testar (30 min)

    Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma, explicando as escolhas estéticas e conceituais que fizeram. Em seguida, a turma irá discutir as obras apresentadas, identificando as semelhanças e diferenças entre elas e debatendo os valores e ideias do Modernismo na arte brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o repertório dos alunos sobre o Modernismo na arte brasileira.
  • Estimular a criatividade e a experimentação artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre as obras de arte e sua relação com o contexto histórico e cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e análise dos artistas e obras do Modernismo brasileiro.
  • Criatividade e originalidade do projeto criativo.
  • Coerência entre as escolhas estéticas e conceituais do projeto e os valores e ideias do Modernismo na arte brasileira.
  • Participação construtiva nas discussões em grupo e na turma.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os principais artistas e obras do Modernismo brasileiro.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras selecionadas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação artística dos alunos.
  • Mediar as discussões em grupo e na turma, promovendo a reflexão crítica sobre as obras de arte e sua relação com o contexto histórico e cultural.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar as obras dos artistas do Modernismo brasileiro.
  • Criar um mapa mental sobre o tema e compartilhar com o grupo.
  • Selecionar uma obra de arte do Modernismo brasileiro e criar um projeto criativo inspirado nela.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na turma, contribuindo para a reflexão crítica sobre as obras de arte e sua relação com o contexto histórico e cultural.
  • Apresentar o projeto criativo para a turma e participar da discussão sobre as obras apresentadas.