Aula sobre Modernismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Modernismo é um movimento artístico e cultural que surgiu no início do século XX e se estendeu até a década de 1960. Ele teve grande impacto na arte, na literatura, na música e na arquitetura, e foi marcado pela busca por novas formas de expressão e pela valorização da originalidade e da experimentação. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao Modernismo na arte brasileira, com foco em seus principais artistas e obras. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa para a solução de problemas. Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto histórico e cultural em que o Modernismo surgiu, e como ele influenciou a arte brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explicar o que é o Modernismo na arte brasileira. Ele pode utilizar imagens de obras de arte para ilustrar o movimento e suas características.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o Modernismo na arte brasileira. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor o contexto histórico e cultural em que o Modernismo surgiu, e como ele influenciou a arte brasileira.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas de empatia. Eles irão compartilhar suas ideias e debater sobre as influências do Modernismo na arte brasileira.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte (20 minutos)

    Apresente algumas obras de arte do Modernismo brasileiro e para que os alunos analisem em grupo. Eles irão discutir as características do movimento presentes nas obras e como elas representam a época em que foram criadas.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra de arte (30 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada no Modernismo brasileiro. Eles podem utilizar diferentes materiais, como papel, tinta, lápis de cor, entre outros. O objetivo é que eles apliquem os conceitos aprendidos na aula e criem algo original e criativo.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma. Eles irão explicar as influências do Modernismo em suas criações e como elas representam a época em que foram criadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos irão compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de obras de arte.
  • Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos na discussão e análise de obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da análise das obras de arte.
  • Originalidade e criatividade na criação da obra de arte.
  • Coerência entre a obra de arte criada e as influências do Modernismo brasileiro.
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação da obra de arte.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e os aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Analisar as obras de arte de forma crítica e reflexiva.
  • Criar uma obra de arte original e criativa.
  • Apresentar a obra de arte de forma clara e objetiva.
  • Compartilhar suas opiniões e aprendizados na reflexão final.