Aula sobre Modernismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu no início do século XX e teve grande impacto na literatura, nas artes plásticas e na música. No Brasil, o Modernismo foi marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu artistas e intelectuais em São Paulo. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre o Modernismo brasileiro e suas principais características, como a valorização da cultura nacional e a busca por uma linguagem artística mais livre e experimental. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo sobre o Modernismo.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema do Modernismo e sua importância para a cultura brasileira. Os alunos serão incentivados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto e a fazer perguntas.

  2. Etapa 2 - Gamificação (20 minutos)

    Explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula. Os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo sobre o Modernismo, seguindo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensa e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  3. Etapa 3 - Características do Modernismo (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar e discutir as principais características do Modernismo brasileiro, como a valorização da cultura nacional, a busca por uma linguagem artística mais livre e experimental e a crítica à tradição acadêmica. Eles irão compartilhar suas descobertas em grupos e criar um infográfico para apresentar as informações.

  4. Etapa 4 - Obras do Modernismo (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar e analisar algumas obras de artistas modernistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Eles irão discutir as características das obras e como elas representam o espírito do Modernismo. Em seguida, irão criar uma galeria virtual com as obras selecionadas.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo (50 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o jogo sobre o Modernismo, utilizando o mapa de registro criado na etapa 2. Eles irão definir as regras, os desafios e as recompensas do jogo, bem como a forma como ele será apresentado aos outros alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo aos demais alunos, explicando as regras, os desafios e as recompensas. Os demais alunos irão jogar e avaliar os jogos criados pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Proponha uma reflexão sobre a aula e o uso da metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão incentivados a compartilhar o que aprenderam e a fazer perguntas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico e da galeria virtual criados pelos alunos.
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Avaliação positiva dos jogos pelos demais alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Modernismo e sua importância para a cultura brasileira.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das características e obras do Modernismo.
  • Acompanhar e orientar os grupos na criação do jogo.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e analisar as características e obras do Modernismo.
  • Trabalhar em grupo para criar o jogo sobre o Modernismo.
  • Apresentar o jogo criado aos demais alunos.
  • Avaliar os jogos criados pelos colegas.