Aula sobre Modernismo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Modernismo é um movimento artístico e literário que surgiu no início do século XX e se espalhou por todo o mundo. No Brasil, o Modernismo teve grande influência na cultura e nas artes, e é um tema importante para ser estudado pelos alunos. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Modernismo brasileiro, suas características e principais representantes, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. A metodologia consiste em dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, inicie a aula apresentando o tema do Modernismo e sua importância para a cultura brasileira. Compartilhe exemplos de obras de arte e literatura que representam o movimento.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Análise de obras de arte (30 minutos)
Na estação 1, os alunos analisarão obras de arte modernistas brasileiras e farão uma breve apresentação para a turma.
Etapa 3 - Estação 2 - Leitura e interpretação de poemas (30 minutos)
Na estação 2, os alunos farão a leitura e interpretação de poemas modernistas brasileiros e farão uma breve apresentação para a turma.Estação 3 - Criação de uma obra de arte (30 minutos)
Na estação 3, os alunos criarão uma obra de arte modernista brasileira utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão apresentar a obra para a turma.
Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Após as apresentações das estações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as características do Modernismo brasileiro e como elas foram representadas nas atividades realizadas.Etapa 5 - Reflexão individual (10 minutos)
Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 6 - Encerramento (5 minutos)
Faça um breve encerramento da aula, reforçando a importância do tema e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da análise das obras de arte e dos poemas.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Analisar as obras de arte e os poemas com atenção.
- Criar uma obra de arte original e criativa.