Aula sobre Modernismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Modernismo é um movimento artístico e literário que surgiu no início do século XX e se espalhou por todo o mundo. No Brasil, o Modernismo teve grande influência na cultura e nas artes, e é um tema importante para ser estudado pelos alunos. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Modernismo brasileiro, suas características e principais representantes, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. A metodologia consiste em dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, inicie a aula apresentando o tema do Modernismo e sua importância para a cultura brasileira. Compartilhe exemplos de obras de arte e literatura que representam o movimento.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Análise de obras de arte (30 minutos)

    Na estação 1, os alunos analisarão obras de arte modernistas brasileiras e farão uma breve apresentação para a turma.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Leitura e interpretação de poemas (30 minutos)

    Na estação 2, os alunos farão a leitura e interpretação de poemas modernistas brasileiros e farão uma breve apresentação para a turma.

    Estação 3 - Criação de uma obra de arte (30 minutos)

    Na estação 3, os alunos criarão uma obra de arte modernista brasileira utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão apresentar a obra para a turma.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações das estações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as características do Modernismo brasileiro e como elas foram representadas nas atividades realizadas.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento (5 minutos)

    Faça um breve encerramento da aula, reforçando a importância do tema e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da análise das obras de arte e dos poemas.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar as obras de arte e os poemas com atenção.
  • Criar uma obra de arte original e criativa.