Aula sobre Modernismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu no final do século XIX e início do século XX, que teve grande influência na literatura, artes plásticas, arquitetura e música. No Brasil, o Modernismo teve grande impacto na cultura e na sociedade, com a Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou o início do movimento no país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Modernismo e suas características, bem como sua influência na cultura brasileira. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução ao Modernismo (20 minutos)
Professor, apresente uma breve introdução ao Modernismo, explicando suas características e influências. Os alunos devem fazer anotações sobre o que foi apresentado.Etapa 2 - Pesquisa em casa (30 minutos)
Os alunos devem pesquisar sobre o Modernismo em casa, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites especializados. Eles devem fazer anotações sobre o que encontraram e preparar uma apresentação para a próxima aula.Etapa 3 - Apresentação dos alunos (40 minutos)
Os alunos devem apresentar o que pesquisaram sobre o Modernismo, utilizando recursos visuais, como slides ou cartazes. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 4 - Atividade em grupo (30 minutos)
Os alunos devem se dividir em grupos e criar uma obra de arte inspirada no Modernismo, utilizando materiais como papel, tinta e lápis de cor. Incentive a criatividade e a colaboração entre os alunos.Etapa 5 - Apresentação das obras (40 minutos)
Os grupos devem apresentar suas obras de arte para a turma, explicando como foram inspirados pelo Modernismo e quais foram as técnicas utilizadas. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 6 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre o Modernismo e como ele influenciou a cultura brasileira. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 7 - Avaliação (20 minutos)
Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, avaliando a atividade e o que aprenderam sobre o Modernismo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e o uso de fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade da apresentação sobre o Modernismo.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar uma introdução clara e objetiva sobre o Modernismo.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer perguntas para estimular a discussão e o debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Modernismo em fontes confiáveis.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar uma obra de arte inspirada no Modernismo.