Aula sobre Modo Imperativo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O modo imperativo é usado para dar ordens, fazer pedidos e dar conselhos. É uma forma verbal que se refere diretamente ao interlocutor e, por isso, é muito importante que os alunos compreendam a sua estrutura e usos. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um template de Dinâmica dos 3 Qs que será usado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do modo imperativo na comunicação cotidiana. Mostre um exemplo prático em que o modo imperativo é utilizado, como uma receita de bolo ou um manual de instrução.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas e como ela será utilizada na aula. Os alunos deverão desenvolver um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”.

  3. Etapa 3 - Apresentação do problema

    Apresente o problema a ser resolvido pelos alunos: eles deverão escrever um texto em que utilizem o modo imperativo para dar instruções sobre como realizar uma atividade simples (exemplo: como fazer um origami).

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para discutir e planejar o texto que irão escrever.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os grupos irão produzir o texto em que utilizam o modo imperativo para dar instruções sobre a atividade escolhida. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Cada grupo deverá apresentar o seu texto para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs individualmente para avaliar a atividade, destacando os pontos positivos, negativos e trazendo sugestões de melhoria. Você deverá avaliar a atividade final dos alunos com base nos critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o modo imperativo na produção textual;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos sobre o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do modo imperativo na produção textual;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula e a metodologia utilizada;
  • Auxiliar e tirar dúvidas dos alunos durante a produção textual;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo;
  • Orientar os alunos sobre a utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Avaliar de forma justa e criteriosa a atividade final dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Produzir um texto coerente e coeso, utilizando adequadamente o modo imperativo;
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Respeitar as orientações do professor e dos colegas durante a realização da atividade.