Aula sobre Modo Imperativo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O modo imperativo é utilizado para expressar ordens, conselhos, sugestões e instruções. Ele é muito presente no nosso cotidiano, seja em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outra situação em que precisamos direcionar ações de outras pessoas. É importante que os alunos compreendam e saibam utilizar corretamente o modo imperativo para que possam se comunicar de forma eficiente em diferentes contextos sociais. Para trabalhar este tema, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o assunto e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o modo imperativo citando alguns exemplos de uso no cotidiano. Em seguida, divida a turma em duplas ou trios para a atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos terão que criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. O mapa pode ser criado em folha sulfite ou cartolina.

  3. Etapa 3 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada dupla ou trio deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Auxilie na revisão e na correção do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Exercícios de fixação

    Dissolva as duplas e trios e proponha alguns exercícios sobre o modo imperativo para que os alunos possam fixar o conteúdo individualmente.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos deverão produzir um texto utilizando o modo imperativo. O tema do texto pode ser livre, desde que sejam utilizados pelo menos cinco verbos no modo imperativo.

  6. Etapa 6 - Revisão em dupla

    Os alunos deverão se juntar em duplas para revisar os textos produzidos, corrigindo possíveis erros uns dos outros.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Os alunos deverão socializar seus textos em voz alta com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais na produção de texto;
  • Trabalhar a comunicação oral e escrita dos alunos;
  • Promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do modo imperativo nos textos produzidos;
  • Coerência e coesão entre as ideias apresentadas;
  • Clareza e objetividade na comunicação;
  • Participação ativa dos alunos na criação e na apresentação do mapa conceitual;
  • Colaboração e respeito mútuo entre os alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Auxiliar os alunos na criação e na apresentação do mapa conceitual;
  • Corrigir e revisar os textos produzidos pelos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação e da apresentação do mapa conceitual;
  • Produzir um texto utilizando corretamente o modo imperativo;
  • Revisar e corrigir o texto do colega em dupla;
  • Participar ativamente da socialização dos textos;
  • Colaborar com os colegas durante a atividade.