Aula sobre Modo Imperativo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O modo imperativo indica ordem, conselho ou sugestão. Ele é muito utilizado no cotidiano em casa, na escola ou no trabalho. Em casa, os pais usam o modo imperativo quando pedem para os filhos arrumarem o quarto ou lavarem a louça. Na escola, os professores usam o modo imperativo para dar ordem aos alunos ("sente-se!" ou "abram o livro"). Já no trabalho, o modo imperativo é utilizado para dar instruções ("envie o e-mail"). Neste material, vamos trabalhar o modo imperativo com a metodologia ativa Ensino Híbrido, e cada aluno criará um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Explique o modo imperativo e apresente exemplos de frases no modo imperativo. Os alunos deverão registrar suas impressões e dúvidas em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Modo imperativo no dia a dia

    Contextualize o uso do modo imperativo no cotidiano dos alunos, apresentando situações em que o modo imperativo é utilizado. Em seguida, os alunos deverão registrar em seus templates de registro de aprendizagem exemplos de situações em que o modo imperativo é utilizado.

  3. Etapa 3 - Tipos de orações no modo imperativo

    Apresente os dois tipos de orações no modo imperativo: afirmativa e negativa. Os alunos deverão registrar em seus templates de registro de aprendizagem exemplos de frases afirmativas e negativas no modo imperativo.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos deverão realizar exercícios práticos no modo imperativo, como transformar frases afirmativas em negativas e vice-versa. Acompanhe e oriente os alunos durante a realização dos exercícios.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos deverão apresentar em voz alta suas conclusões sobre o modo imperativo, o que aprenderam e o que ainda têm dúvidas. Você deverá orientá-los e esclarecer suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade extraclasse

    Proponha uma atividade extraclasse em que os alunos deverão pesquisar e registrar em seus templates de registro exemplos de frases no modo imperativo em outras línguas. Na próxima aula, os alunos deverão apresentar o que pesquisaram na atividade extraclasse.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o modo imperativo na produção de textos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos;
  • Desenvolver a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e utilizar corretamente o modo imperativo;
  • Participação nas atividades em sala de aula e na atividade extraclasse;
  • Clareza e coesão na produção de textos utilizando o modo imperativo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Registrar em seu template de registro de aprendizagem as informações e exemplos apresentados em sala de aula;
  • Realizar a atividade extraclasse proposta pelo professor.