Aula sobre Modo Imperativo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O modo imperativo é usado para dar ordens, conselhos, sugestões e até mesmo para fazer convites. Neste material, usaremos a metodologia ativa Gamificação para tornar o ensino mais lúdico e dinâmico. Os alunos deverão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos, tornando o aprendizado mais divertido e intuitivo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o modo imperativo, explicando o que é e para que serve. Questione os alunos sobre situações em que utilizam o modo imperativo no cotidiano.Etapa 2 - Exemplificação
Exemplifique o uso do modo imperativo com frases simples e comuns do dia a dia, como "Abra a janela", "Passe-me o sal", "Leia este livro". Os alunos serão convidados a criar frases utilizando o modo imperativo.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos serão divididos em grupos e orientados a criar um jogo de tabuleiro com dados, pinos e cards de perguntas e ações sobre o modo imperativo. O jogo deve ter 51 casas, e cada casa deve ter uma atividade relacionada ao tema.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará o seu jogo para a turma, explicando como jogar. Os demais alunos jogarão o jogo criado pelos colegas.Etapa 5 - Discussão sobre a atividade
Proponha uma discussão sobre a atividade com os alunos, incentivando que compartilhem sobre a experiência de criar um jogo de tabuleiro e como isso ajudou a fixar o conteúdo sobre o modo imperativo.Etapa 6 - Aplicação do conteúdo
Distribua uma atividade para que os alunos apliquem o conteúdo aprendido em frases e situações diferentes.Etapa 7 - Encerramento da aula
Faça uma síntese do que foi aprendido durante a aula e reforce a importância do uso correto do modo imperativo na língua portuguesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar corretamente o modo imperativo na produção de textos;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
- Proporcionar um ambiente lúdico para o aprendizado;
- Desenvolver a capacidade de aplicar o conteúdo aprendido em situações reais;
- Estimular a participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula;
- Criatividade e qualidade do jogo de tabuleiro criado pelos alunos;
- Correção e aplicação correta do modo imperativo na atividade realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua aplicação no cotidiano;
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro;
- Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula;
- Corrigir e avaliar as atividades realizadas pelos alunos;
- Fazer uma síntese do conteúdo abordado no final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula;
- Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema proposto;
- Aplicar corretamente o modo imperativo em atividades práticas;
- Jogar os jogos criados pelos colegas e discutir sobre a experiência;
- Realizar a atividade proposta no final da aula.